MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Protocolo pretende potencializar programa de certificação da lã gaúcha

Presidente da Arco, Edemundo Gressler classificou como “histórico” o ato de assinatura

Em 09/09/2021 às 06:30h

por Redação JM

Protocolo pretende potencializar programa de certificação da lã gaúcha | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Evandro Oliveira

Um protocolo de intenções entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) foi assinado na quarta-feira (8), durante a Expointer, com o objetivo de fomentar e fortalecer a ovinocultura no Rio Grande do Sul, especialmente para a produção de lã. O documento tem validade de três anos, podendo ser prorrogado.

“A lã gaúcha está indo para os quatro cantos do país e a meta é, em três anos, dobrarmos o número das matrizes no Rio Grande do Sul. Muito nos orgulha essa maravilha que é a ovelha gaúcha. Os produtores podem contar sempre com a sensibilidade, a responsabilidade e o trabalho da Secretaria da Agricultura”, disse a secretária Silvana Covatti.

O presidente da Arco, Edemundo Gressler, classificou como “histórico” o ato de assinatura do protocolo de intenções, que vai potencializar o Programa de Certificação da Lã Gaúcha da entidade. “O Rio Grande do Sul é o maior produtor de lã de ovinos no Brasil, e o lançamento de um programa de certificação demonstra a importância dos nossos produtores e a valorização da nossa lã”, pontuou.

Entre as ações que devem ser conduzidas pela parceria entre Secretaria e Arco, estão: fortalecer o “Selo Cordeiro Gaúcho”, do Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha; qualificar o mercado interno da lã crua como matéria-prima; elevar o número de matrizes ovinas; transformar o Centro de Pesquisa da SEAPDR em Encruzilhada do Sul em centro de referência para aperfeiçoamento genético e pesquisa na área de ovinocultura; efetuar, em conjunto com a Secretaria da Fazenda e Subsecretaria da Receita Pública, análise que permita o resgate dos níveis de produção de mercadorias que tenham como insumo básico a fibra natural da lã; e adotar ações de defesa sanitária para qualificar os processos produtivos. Recursos do Fundovinos poderão ser acessados para a execução destes objetivos.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br