MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Prêmio Referência Leiteira vai destacar eficiência de propriedades gaúchas

Em 09/09/2021 às 06:40h

por Redação JM

Prêmio Referência Leiteira vai destacar eficiência de propriedades gaúchas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lançamento ocorreu na segunda-feira | Foto: Carolina Jardine / Sindilat

A produção leiteira gaúcha ganhará, a partir deste ano, um novo parâmetro de produtividade e qualidade. É o Prêmio Referência Leiteira, projeto capitaneado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Emater/RS e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), e que visa destacar as propriedades em termos de eficiência produtiva e qualidade do leite, mas que também fazem um trabalho diferenciado em relação ao bem-estar animal e à saúde dos seus produtores e funcionários. O lançamento ocorreu na segunda-feira, dia 6, no espaço institucional do Sindilat.

A proposta, explica o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, começou a ser gestada no início deste ano e vem demonstrar que é possível obter resultados diferenciados independentemente do número de vacas em lactação de uma propriedade. "Precisamos entender qual o caminho mais curto para elevar a competitividade da produção láctea gaúcha e garantir que nossos produtores vivam bem e sintam-se realizados com sua atividade. E valorizar esses bons exemplos é uma forma de mostrar a todos que podemos crescer sempre", completou Portella.

O secretário adjunto da SEAPDR, Luiz Fernando Rodriguez Junior, saudou a iniciativa qualificada que estabelece não uma competição, mas uma valorização. "É o reconhecimento pela adoção das melhores práticas de conservação do solo, de otimização de insumos, de aumento de produtividade, que são voltadas ao aumento da renda do produtor", ressaltou.  

O presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, ressaltou a importância socioeconômica do setor e a sua capilaridade no Estado. Segundo ele, esse trabalho corrobora a ação de extensão rural e de assistência que a Instituição executa na totalidade dos municípios do Estado. "Esse prêmio busca dar visibilidade ao que de melhor existe na pecuária leiteira do RS", pontuou o presidente da Emater/RS.

Atuando na concepção do projeto, o extensionista da Emater/RS e engenheiro agrícola Diego Barden dos Santos explicou que a Emater terá papel importante na verificação dos dados das propriedades. "Esse prêmio vai mostrar que temos propriedades com indicadores tão bons quanto aqueles obtidos por grandes produtores internacionais", projeta, confiante de que o setor lácteo tem uma representatividade que transcende o aspecto econômico. "É o leite que alimenta a criança. Então é esse produtor que cuida da alimentação das futuras gerações", salienta.

Como participar

Neste primeiro ano, o Prêmio Referência Leiteira avaliará indicadores de tambos gaúchos no período de outubro de 2021 a junho de 2022 em três categorias: Produtividade da Terra, Qualidade do Leite e Grau de Competitividade. Para participar, os produtores interessados precisam inscrever-se junto aos escritórios municipais da Emater/RS até 30 de setembro. Os extensionistas da Emater/RS farão o aferimento dos dados ao longo dos meses de forma a indicar os melhores resultados de acordo com a categoria. Serão premiados os três melhores produtores em cada categoria. A entrega dos prêmios deve ocorrer durante a Expointer 2022.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br