MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Brasil

Realidade estendida promete revolucionar diversos setores: conheça mais sobre essa tecnologia

Em 08/09/2021 às 17:21h

por Redação JM

Realidade estendida promete revolucionar diversos setores: conheça mais sobre essa tecnologia | Brasil | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Pexels/ReproduçãoJM

A realidade estendida (RE) é uma das tecnologias mais promissoras que foram criadas ao longo das últimas décadas. Ela conta com um dos maiores potenciais de crescimento para os próximos anos e promete revolucionar diversos setores, de forma que aqui será possível conhecer um pouco mais sobre essa inovação.

O que é realidade estendida (RE)?

Antes de falar sobre realidade estendida é preciso falar sobre a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA).

Com os primeiros equipamentos surgidos no final da década de 30, a RV consiste em um ambiente gerado pelo computador com cenas e objetos realistas que fazem com que o usuário sinta que está imerso em um determinado cenário completamente virtual.

Normalmente a RV depende do uso de equipamentos como um headset com fone de ouvido ou um capacete. Por meio dessa tecnologia o entusiasta pode mergulhar nos mais diversos games como se fosse o próprio personagem que está controlando, maximizar seu desempenho esportivo e até mesmo realizar diversos tipos de treinamento.

Os desenvolvimentos tecnológicos e de software das últimas décadas trouxeram consigo uma evolução progressiva tanto em dispositivos quanto em design de interface com o qual o usuário interage com o mundo virtual em que está inserido. E os próximos anos prometem ainda mais inovações.

Enquanto na RV todo um novo cenário é construído, a RA consiste em sobrepor e adicionar elementos virtuais no próprio mundo real, de forma a tornar a realidade algo a mais do que ela originalmente é. Em outras palavras, uma realidade aumentada.

Nesse sentido é possível utilizar a RA para adicionar desde novas imagens e sons em objetos comuns até inserir elementos totalmente novos em um ambiente real. Dois exemplos mais famosos são os sucessos “Pokémon GO” e “The Witcher: Monster Slayer”.

Com a RV e a RA claramente definidas, é possível afirmar que a realidade estendida (RE), também conhecida pela sigla XR (extended reality em inglês), nada mais é do que a soma dessas duas tecnologias para o desenvolvimento de algo original.

Diversas aplicações existentes e futuro ainda mais promissor

Segundo previsões realizadas pela Kenneth Research, consultoria nova-iorquina especializada no setor, o mercado global de RE em 2018 estava estimado em cerca de 27 bilhões de dólares e a previsão para 2025 é que ele chegue ao valor expressivo de 393 bilhões, número que representa uma taxa anual de crescimento composta de 69,4% durante um período de seis anos.

Esse desenvolvimento já pode ser visto em diversas aplicações diferentes e o mercado atualmente já conta com ferramentais específicas em áreas como lazer, marketing, turismo e muitas outras.

Os já mencionados Pokémon GO e The Witcher: Monster Slayer são ótimos exemplos de como esse tipo de tecnologia faz sucesso no mundo atual, assim como jogos com versões tradicionais e versões com RV, como Doom, Skyrim e Star Wars: Rogue Squadron.

Apesar do sucesso atual, devemos ver ainda mais novidades e avanços relacionados a esses títulos e outros lançamentos nos próximos anos.

Por exemplo, em Skyrim, um jogo de fantasia medieval em que o usuário assume o papel de um caçador de dragões, atualmente é possível utilizar a RV para interagir com os objetos e cenários virtuais por meio de um headset. No futuro, estarão disponíveis óculos inteligentes e marcadores no corpo para transformar casas inteiras em representações virtuais realistas das tavernas, cenários e criaturas que podem ser encontradas.

Outro tipo de jogo que deve experimentar diversas mudanças significativas com a chegada dessas tecnologias é o blackjack, um jogo de cassino que evoluiu de forma constante desde seu surgimento no século 18 e atualmente é uma das modalidades mais populares entre os entusiastas.

No momento já é possível acessar transmissões ao vivo que contam com dealers humanos que distribuem as cartas e realizam a contagem de pontos para os jogadores, mas nos próximos anos será viável transportar esses dealers para a própria sala de estar dos usuários, incluindo mesas, cartas e cadeiras virtuais – algo que elevará de forma significativa a experiência de jogar online.

Imagem por Pexels

Futuro promete novidades incríveis para a RE

Atualmente todas as principais grandes empresas de tecnologia já estão trabalhando para desenvolver headsets de RE que dispensem cabos e permitam a visualização das imagens em HD com designs modernos que podem até mesmo combinar com peças sociais das melhores especialistas no assunto.

Além disso, elas estão investindo no desenvolvimento de fones de ouvido de realidade virtual em 8K com processadores muito mais poderosos do que os encontrados atualmente.

Inclusive, vale mencionar que, para tornar a experiência audiovisual mais realista, muitas dessas companhias estão investindo em inteligência artificial (IA) que detecta os movimentos dos usuários e interações dos objetos – tudo para aumentar o máximo possível a imersão.

Somando a isso a chegada das redes 5G, que contam com velocidades muito mais altas, com baixa latência e grande capacidade de armazenamento, o futuro promete uma verdadeira revolução na RE.

Galeria de Imagens
Leia também em Brasil
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br