MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Ba-Gua 428: o primeiro jogo com público no RS

Em 07/09/2021 às 09:15h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Ba-Gua 428: o primeiro jogo com público no RS | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fúria Jalde-Negra voltou a ocupar arquibancada - Foto: Divulgação

Bagé passa a ter mais uma primazia no futebol. No dia 5 de setembro de 2021, mais exatamente às 11h, no estádio Pedra Moura, o Ba-Gua 428 se tornou o primeiro jogo com público no Rio Grande do Sul, desde o início da pandemia, em março de 2020. Pela sétima rodada da Divisão de Acesso, Bagé e Guarany fizeram um jogo ao nível da importância que esse episódio representa para a história atual do futebol gaúcho. E nesta semana, vem mais um episódio desse clássico centenário. Na quinta-feira (9), às 20h, no estádio Antônio Magalhães Rossell, acontece o Ba-Gua 429.

Torcedor na arquibancada

Com torcida única, as arquibancadas do Pedra Moura voltaram a ser barulhentas, e não mais aquele “clima de treino” que viu nas rodadas iniciais da Divisão de Acesso. Enquanto a bola rolava, os tradicionais cânticos da torcida organizada, Fúria Jalde-Negra, apoiavam os jogadores em campo, e claro, corneteavam os jogadores alvirrubros. No aspecto econômico, também se constatava a movimentação dos vendedores ambulantes, com os clássicos aperitivos (amendoim, carrapinha, pipoca).

Conforme divulgado pela diretoria jalde-negra, foram 190 ingressos vendidos, mais 100 cortesias e 56 sócios que garantiram presença no jogo. Para cumprir os protocolos sanitários acordados junto ao Governo do Estado, os torcedores tiveram que permanecer sentados e com a utilização de máscara, além, claro, do distanciamento de um metro. O próximo Ba-Gua, no Estrela D’alva, também terá os mesmos protocolos, com torcida única. Os jogos desta rodada e a do meio de semana servem como eventos-testes para o retorno de público em eventos esportivos no RS.

Homenagem pela marca centenária

O próprio Ba-Gua, que chegou à sua 428ª edição, também retornou depois um longo tempo sem jogos. Bagé e Guarany não disputavam um clássico havia 1.448 dias – o último tinha sido em 17 de setembro de 2017, pela Copa Paulo Sant’Ana, uma vitória jalde-negra por 2 a 0. Antes de a bola rolar, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, entregou, para as diretorias dos clubes, placas comemorativas ao 100 anos do duelo. Os capitães das equipes também usaram braçadeiras personalizadas alusivas à data comemorativa.

O jogo

Os primeiros 45 minutos foram caracterizados por muito estudo entre as equipes e poucos riscos. De um lado, o Guarany, se segurando por jogar fora; do outro, o Bagé, com a responsabilidade de jogar com o apoio do público pela primeira vez. Então, o primeiro tempo foi amarrado. O jalde-negro até arriscou de longe, porém, nada que causasse maiores problemas para o goleiro Rafael Copetti. Do outro lado, o goleiro do Bagé, Victor Brasil, fez apenas intervenções no alto.

O Bagé também precisou fazer uma substituição com apenas 10 minutos. Lesionado, o meia Talles Cunha deu lugar a Ramon. No quesito disciplinar, com pouca criação de ambas as equipes, os primeiros 45 minutos do clássico também foram calmos, com apenas um cartão amarelo para cada lado, num bate-boca do zagueiro Diego Rocha (Guarany) com o centroavante Robert Fischer (Bagé).

Na etapa complementar, o jogo foi mais aberto. A primeira grande chance foi aos 12 minutos, com cobrança de falta de longe de Murilo Xavier, beliscando a trave jalde-negra. O detalhe é que Murilo já tinha marcado de forma parecido contra o São Paulo-RG, na quinta-feira, na vitória por 2 a 1.

Porém, em seguida, aos 15 minutos, o Bagé respondeu, e com bola na rede. Em cobrança de falta levantada para a área, por Ramon, Tairone apareceu na segunda trave e desviou de cabeça: 1 a 0 Bagé, enlouquecendo os torcedores jalde-negros que estavam presentes no Pedra Moura.

E mais uma vez, o Guarany saiu atrás no placar. E como tem ocorrido, por outro lado, passou a reagir na partida. Badico mandou a campo Maurício e Andrei e as substituições logo surtiram efeito. Aos 23, David apareceu como elemento-surpresa e chutou na meia-lua, causando perigo a Victor Brasil. Aos 24, em contra-ataque jalde-negro, Cris Magno serviu Pablo na esquerda, que chutou fraco, nas mãos de Copetti.

Depois, o restante das chances foi criada pelo Guarany, tanto que empatou o jogo. Aos 30 minutos, em cruzamento de Maurício, o zagueiro Diego Macedo deu uma casquinha e a bola sobrou na segunda trave para Raphinha, que se jogou nela para empatar: 1 a 1. Na comemoração, tomou cartão amarelo por provocar a casamata jalde-negra.

Aos 40, Andrei quase virou, em chute cruzado na esquerda, mas Victor Brasil fez grande defesa. Nos minutos finais, ambos os times preencheram o meio-campo e garantiram o empate no Ba-Gua 428, o primeiro jogo com público no Rio Grande do Sul.

A explicação da escalação de Copetti

Na edição do final de semana, o Jornal Minuano publicou que o goleiro do Guarany, Rafael Copetti, estava suspenso devido ao terceiro cartão amarelo. Só que no domingo, o jogador esteve presente no Ba-Gua. Como ele pôde jogar então? Eis a explicação.

Acontece que a FGF reviu um erro de súmula de São Gabriel 1x2 Guarany, realizado no dia 19 de agosto, que atribuía um cartão amarelo para Copetti. Entretanto, na véspera do clássico, a arbitragem reconheceu o equívoco e publicou um “adendo de súmula”, de que o cartão tinha sido aplicado equivocadamente para Copetti, quando, na verdade, o volante Robert deveria ter sido advertido. Segue o texto, na íntegra:

“Devido ao erro de digitação no momento que transferi para a súmula a relação dos atletas advertidos com cartão amarelo foi trocado conforme segue: atleta advertido número 15, Sr. Robert Willian de Souza Ribeiro, aos 40 do segundo tempo (incluir advertência). Atleta número 1, Sr. Rafael Copetti Fernandes (retirar advertência por erro de digitação)”, informou o árbitro Solano de Oliveira, no documento em anexo à súmula.

Jalde-negro tem pacote de reforços

A segunda-feira foi o último dia para inscrições de novos atletas para o restante da Divisão de Acesso. O Guarany até tentou algumas movimentações, mas optou por permanecer com o elenco atual. Já o Bagé confirmou, durante à tarde, um pacote de reforços.

Além do lateral Bruno Moura, que já realizou três partidas, e do atacante Abú, anunciado no final da semana passada, também reforçam o goleiro Thierry Trindade, 22 anos, 1m 88 cm (ex-Avenida, São Gabriel, Santa Cruz, São Borja, Glória e Nova Mutum); o lateral/volante João Neto, 33 anos, 1m 82cm (ex-Brusque, Santa Cruz, Novo Hamburgo, Marcílio Dias, Avenida, Grapiúna-BA, entre outros); e o centroavante Luiz Romão, 32 anos, 1m 89cm (ex-Ituano, CSA, América-MG, Portuguesa, Boa Esporte, América-RN, Rio Branco-PR, Penapolense-SP, entre outros). Havia a expectativa de outro nome, mas até o fechamento desta edição, não tinha sido confirmado.

 

FICHA TÉCNICA

BAGÉ 1X1 GUARANY

Divisão de Acesso – 7ª rodada

5 de setembro de 2021 – Estádio Pedra Moura
 

BAGÉ – Victor Brasil, Bruno Moura, Tairone, Rudigullithi e Cássio; Obina (Matheus Damasceno), Índio, Talles Cunha (Ramon), Pablo (Negueba) e Cris Magno; Robert Fischer (Vitor Baiano). Técnico: Fabiano Daitx.

GUARANY – Rafael Copetti, Raphinha, Diego Macedo, Diego Rocha e Murilo Xavier; David, Roger Bastos (Maurício), Jorginho (Andrei), Diego Torres e Wallan Luan (Cristiano); Welder. Técnico: Badico.

ARBITRAGEM – Marcus Vinícius dos Santos, auxiliado por Otávio Legramanti e Daniel Epping. Matheus Costa (4º árbitro).

GOLS – Tairone (Bagé); Raphinha (Guarany)

AMARELOS – Robert Fischer (Bagé); Diego Rocha, Diego Torres e Raphinha (Guarany)

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br