MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Nutricionista e pesquisadora comenta mudanças nos rótulos de alimentos em palestra da Urcamp

Em 02/09/2021 às 20:11h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Nutricionista e pesquisadora comenta mudanças nos rótulos de alimentos em palestra da Urcamp | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM


A celebração na Urcamp do Dia do Nutricionista teve a presença da pesquisadora Cátia Regina Storck, falando sobre as atualizações na rotulagem de alimentos. O encontro virtual aconteceu na noite desta quinta-feira, transmitido pelo canal oficial da Urcamp no Youtube.

Entre os tópicos abordados pela profissional - que é nutricionista, mestre em Tecnologia de Alimentos, doutora em Ciências, professora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN), e membro do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional - um tópico se destacou: a principal alteração na legislação, que começa a valer a partir de outubro de 2022, com a rotulagem nutricional frontal. 

Ela explicou que haverá lupas com alertas quanto à presença de alimentos com alto teor de gorduras saturadas, sódio ou açúcar adicionado para todos os alimentos que tiverem acima do limite estipulado pela legislação. “O painel principal, ou seja, na frente da embalagem, trará esses alertas para que as pessoas consigam, desta forma, identificar mais rapidamente e comparar produtos do mesmo tipo, de diferentes marcas, e fazer melhores escolhas”, explica.

Outra modificação importante apontada por ela diz respeito à formatação da composição nutricional, que será padronizada - fundo branco e letras e linhas pretas - para melhorar a visualização. Além disso, junto aos nutrientes que já são especificados hoje, a tabela vai ter que apresentar a quantidade de açúcares adicionados e açúcares totais. “São informações muito importantes para melhorar as escolhas dos alimentos”, destaca.

Para a coordenadora do curso, Mônica Palomino, trazer esse debate para os docentes, acadêmicos e egressos do curso, além do canal aberto para a população geral, é uma forma de cumprir com o papel social da profissão, difundindo informações que permitam melhores escolhas alimentares. “ É um tema muito oportuno para comemorar o Dia do Nutricionista, que é uma profissão cada vez mais voltada para tentar resolver a obesidade que está crescendo. Existe uma projeção para 2025 de que 2,3 bilhões de pessoas do mundo estarão acima do peso. É um grande desafio para a profissão, contrastando com a insegurança alimentar, com a fome”.

A palestra reuniu acadêmicos, professores, profissionais e egressos e estará disponível para visualização no canal da Urcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br