Cidade
Em evento virtual, escritores lançam Confraria Poetas Livres de Bagé
por Melissa Louçan
Na noite de sábado, 28, em um evento virtual, foi fundada a Confraria Poetas Livres de Bagé. São mais de 35 poetas, reunidos para conversar, debater e incentivar o fazer poético. Na mesma ocasião, foi empossada a primeira diretoria da entidade, além do lançamento do livro Lírios Líricos, do poeta Leonardo Holderbaum, integrante do grupo.
Entre os poetas participantes, estão Adão Fighera, Aquilino Fernandes Pereira, Alice Bertolo, Amália Capaverde, Anita Peron, Armando Otte, Caine Teixeira Garcia, Carlos Cougo Oliveira, Caroline Lima e Silva, Cássio Gomes Lopes, Clarice Gomes de Almeida, Cláudia Moscarelli Corral, Débora Rosa, Elbia Rejane Marques Borba, Edson Bernardino Costa, Emilinha Macedo Luz, Eny Souza, Fátima Fabiana Rosa, Flávio Morais, Giana Guterres, Geraldo Both, Humberto Carreta, Isadora Paiva Espinosa, Leonardo Holderbaum, Leonir Garcia, Lorena Sanches Vieira, Lúcia Helena Domingues de Quadro Oliveira, Luis Alberto Gonçalves Silva, Marcelo de Oliveira Souza, Maria Pinto da Silva, Marilene Alagia Azevedo, Pedro Barcellos, Rafael Machado Kluwe, Rosalba Maruri dos Santos, Rubens Lunelli, Tânia Moura, Zilá Umpierres.
A presidente explica que a Confraria conta com integrantes não apenas de Bagé, mas de diversas partes do Brasil e de fora do país, como Uruguai e Austrália. “Vários integrantes do grupo têm livros publicados e pertencem a Academias de Letras no Brasil e exterior”, destaca.
Para o Ano Poético, que inicia em julho de 2021 e encerra em junho de 2022, foi empossada, como presidente da Confraria, Lúcia Oliveira; Leonardo Holderbaum como vice-presidente; Tânia Moura como secretária; Leonir Garcia como diretor de sócios; Carlos Cougo Oliveira como diretor social.
Durante o evento, o poeta Marcelo de Oliveira Souza ministrou palestra para os participantes. Souza é Membro da International Writers and Artists - IWA, dos Estados Unidos, além de participar de várias academias de letras no Brasil e exterior. Possui 51 livros publicados, vencedor de vários concursos poéticos. É organizador do concurso poético Poesia sem Fronteiras.
"Foi um cerimonial muito bonito, com a participação de um cerimonialista de Santa Maria que é membro da Confraria, Adão José Fighera. O palestrante Marcelo de Oliveira Souzafez uma bela explanação. Tivemos um Sarau pelo Confrades e Confreiras. E, ao final, o Confrade Rubens Lunelli, tocou Amigos para Sempre", destacou Lúcia.