MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Pandemia aumentou solicitações de crédito online

Em 23/08/2021 às 23:59h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

 

Uma pesquisa global da Experian mostra que os brasileiros foram os que mais passaram a solicitar crédito online durante a pandemia de Covid-19. Em uma questão que analisa o comportamento digital em todo o mundo, as alternativas de solicitações de cartões de crédito cresceram 5 pontos percentuais e a de pedidos de empréstimos aumentou 9 p.p., enquanto nos outros países houve estabilidade e até queda. O material resultou de três estudos realizados entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foram entrevistados 9.000 consumidores e 2.700 empresas de 10 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido.

Outro fator que impacta nas mudanças é o cenário econômico mundial, com incentivos governamentais e linhas de crédito mais acessíveis, que acabam fazendo com que as companhias tenham o desafio de identificar a real situação dos consumidores. Por isso cerca de metade delas em todo o mundo estão dedicando recursos para aprimorar suas capacidades analíticas. Os investimentos em analytics, como soluções de Machine Learning, permitem que os negócios usem conjuntos de dados não tradicionais rapidamente, expliquem o que os dados estão revelando e testem novos modelos de previsão e risco de crédito.

A pandemia trouxe ainda muitas mudanças nos perfis financeiros dos consumidores, que hoje globalmente se dividem entre aqueles que ainda enfrentam preocupações com as finanças e outros que afirmam já terem se recuperado deste período de distanciamento social. Globalmente, 1 em cada 3 pessoas ainda apresenta essa preocupação, ainda que a pesquisa indique também uma queda entre os que dizem ter reduzido os gastos supérfluos. No Brasil, ainda que a atenção aos problemas financeiros ainda seja maior do que a média global (44%), alguns pontos indicam melhora, como a redução daqueles que utilizam as reservas financeiras para manter as contas em dia.

Com essa diferença no perfil econômico, as empresas precisam entender bem seu público-alvo e o segmento no qual atua para uma melhor tomada de decisão de risco de crédito. O relatório global indica três ações essenciais para os líderes que desejam ter bons resultados, mesmo neste período atípico: alavancar dados e análises, para obter um entendimento abrangente do risco e quais oportunidades o portfólio de produtos e serviços oferece, assim como ter agilidade na identificação de mudanças nos perfis dos clientes para desenvolver a melhor estratégia; envolver os clientes de forma proativa, com novos produtos de crédito e condições para auxiliar a retomada; e preparação para possível onda de inadimplência, dando condições possíveis para quem ainda enfrenta dificuldade e evitando perdas financeiras maiores ao negócio.

 

Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br