MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Mais de 50% dos estudantes voltaram às aulas presenciais nas redes estadual e municipal

13ª CRE já começa a realizar uma força-tarefa para, a partir da próxima semana, aumentar a carga horária das disciplinas de Português e Matemática

Em 19/08/2021 às 08:05h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Mais de 50% dos estudantes voltaram às aulas presenciais nas redes estadual e municipal | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Nessa primeira semana de retorno às escolas, de forma híbrida e escalonada, mais de 50% dos alunos da rede estadual  e municipal de ensino já retomaram as atividades. Agora, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação já avalia uma mudança na carga horária das disciplinas de Português e Matemática, para acelerar o aprendizado enquanto a Secretaria Municipal de Educação e Formação profissional (Smed) está desenvolvendo atividades de acolhimento com os alunos.

A coordenadora regional de Educação, Miriele Barbosa, avalia de forma positiva o retorno. Ela salienta que algumas crianças que não iriam voltar às aulas presenciais já estão sinalizando a possibilidade. “Acreditamos que o número tende a crescer, chegando a um percentual de cerca de 90% nas próximas semanas”, estima.

Segundo Miriele, as escolas estão cuidando, com atenção, dos protocolos sanitários, mantendo o modelo online e presencial, escalonamento e respeitando a capacidade de cada sala de aula com distanciamento ou divisão de turmas. “O retorno era imprescindível e, agora, é necessário recuperar o déficit de aprendizagem que ficou durante a pandemia”, argumenta.

De acordo com a coordenadora,  a 13º CRE, que abrange os municípios de Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Dom Pedrito e Caçapava do Sul,  já começa a realizar uma força-tarefa para, a partir da próxima semana, alterar a grade curricular e  aumentar a carga horária das disciplinas de Português e Matemática. “Com isso, devemos acelerar a aprendizagem”, projeta.

Miriele ressalta que esse aumento de carga horária deve fazer com que mais alunos retornem de forma presencial. Assim, reforça, a expectativa é que os pais se sintam mais seguros para levar os filhos às escolas. “É um ambiente controlado e seguro para os estudantes estarem”, garante.

No município

A secretária municipal de Educação, Adriana Lara, também avalia a primeira semana do retorno de das aulas presenciais na rede pública municipal de Bagé de forma positiva. “Registramos o número já esperado de alunos nas escolas e, com todos os procedimentos de segurança sanitária pré-estabelecidos, conferidos e treinados, não aconteceram aglomerações nas salas, e as regras de distanciamento foram cumpridas”, ressalta.

Conforme a secretária, as equipes diretivas, junto com os professores, estão desenvolvendo atividades de acolhimento com os alunos, uma vez que os estudantes estão há mais de um ano longe do convívio escolar presencial. “É muito importante para o processo de ensino como um todo esta recuperação da confiança, da segurança e do sentimento de pertencimento dentro das salas de aula”, afirma.

A SMED, segundo ela, também está identificando um aumento significativo de responsáveis solicitando o retorno de seus filhos às atividades presenciais. Por isso, as diretoras das EMEI’s e EMEF’s estão sendo atendidas pelo Setor Pedagógico da Secretaria de Educação para realizar ajustes dentro dos grupos de revezamento A e B, de acordo com o novo Decreto do Estado do Rio Grande do Sul.

Adriana destaca que todo o corpo educacional do município está vacinado com, pelo menos, a primeira dose da vacina desde o mês de junho, enquanto a aplicação da segunda dose avança neste grupo no decorrer do mês de agosto. Bagé, completa a secretária, também está realizando a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e prevê ainda, para as próximas semanas, a possibilidade da abertura para a mesma faixa etária, aos que não apresentam condições pré-existentes de risco.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br