MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Vinícolas, oliveiras e história local estão potencializando o turismo na Campanha gaúcha

Em 29/07/2021 às 10:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Vinícolas, oliveiras e história local estão potencializando o turismo na Campanha gaúcha | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foco no enoturimo tem apresentado resultados após retomada das atividades | Foto: Rodi Goularte

Depois de amargar perdas devido à pandemia de Covid-19, o setor de turismo volta a movimentar a Campanha gaúcha. Entre os atrativos, o enoturismo, a produção de oliveiras e azeite e a história e cultura local estão se destacando na captação de visitantes. A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) tem se movimentado para a defesa desses atrativos e, com isso, impulsionado a vinda de pequenos grupos para a região.

De acordo com a empresária e presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Giordani Peruzzo, a expectativa é muito grande. Ela explica que será realizado um plano de retomada, porque outras regiões já estão movimentando o setor. Ela salienta que a  Vinícola Peruzzo, por exemplo, já conta com uma agenda lotada para os meses de agosto e setembro, de grupos provenientes da Serra Gaúcha e grande Porto Alegre. “Estamos preparados para retomar o setor com força total”, relata.

A presidente da Apatur ressalta que, após um ano e meio parado, quem tinha um pequeno atrativo de turismo teve muita dificuldade. “Estamos em um momento de final de pandemia, mas com todos os cuidados sendo tomados. Os espaços são utilizados com a metade da capacidade, todos de máscara”, enfatiza.

Segundo a empresária, o Pampa é uma região nova no segmento e os grupos de turismo estão descobrindo esses atrativos. Hoje, conforme pontua, estão sendo disponibilizadas as rotas dos vinhos, dos olivais, a história do cavalo crioulo, na estância Marca 2, onde há um pequeno museu sobre Wilson Souza, que foi considerado o ginete do século. Os roteiros também apresentam o Centro de Treinamento de Cavalos Crioulos e uma Osteria, que mostra um pouco da gastronomia da região.

Clori conta que as vinícolas de Bagé e de municípios vizinhos estão inseridas no enoturismo e turismo rural, segmento que vem crescendo gradualmente na região da Campanha.

A Apatur é uma entidade de governança do turismo na região e abrange os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Santana da Boa Vista, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Lavras do Sul e Caçapava do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br