MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Candiota é o único município da região que não teve notificação de Aedes Aegypti

Em 29/07/2021 às 11:20h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Candiota é o único município da região que não teve notificação de Aedes Aegypti | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agentes de Candiota checam focosCandiota Foto: Divulgação

O  Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) publicou, nesta semana, o informativo epdemiológico referente à semana de 11 a 17 de julho, citando os municipios que têm infestação de Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela. Na região, apenas Candiota não registrou nenhum foco no período. Por outro lado, Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul já tiveram notificações de casos.

No RS, foram registrados 13.275 casos suspeitos de Dengue, 8.503 casos confirmados, sendo 8.310 casos autóctones, 4.408 foram descartados e 131 continuam aguardando investigação

Em Candiota, o serviço de monitoramento dos focos é realizado por três pessoas. Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Cristiane Leivas, são realizados, semanalmente, o controle dos Pontos de Armadilhas PA's e, quinzenalmente, o controle dos pontos estratégicos como borracharias e sucatas. “Nesses pontos nós fizemos a eliminação de alguns criadouros e o tratamento com larvicidas. Também realizamos ações preventivas em alguns locais pedindo a remoção de pneus, por exemplo”, ressalta.

Em Bagé, o trabalho de combate ao mosquito segue a pleno, inclusive ao longo do inverno. Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, o município já é considerado como local infectado há muitos anos. Ele salienta que a eliminação de focos é constante e é realizado o monitoramento nos pontos estratégicos e também o Levantamento de Indíce Rápido (Lira). “Não temos nenhum caso positivo, somente focos do mosquito”, relata.

Segundo Geraldo, existia a crença de que o mosquito morria no inverno, mas isso não acontece mais. Inclusive, diz ele, neste período, estão sendo monitorados os bairros Castro Alves e Vila Gaúcha, onde no último levantamento apresentou aumento de focos. “Normalmente, os bairros com mais concentração são o Getúlio Vargas, Centro e São Judas”, ressalta.

Gomes pede que as pessoas cuidem seus pátios e locais onde possa haver concentração de larvas do mosquito para não aumentar a infestação.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br