MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Secretaria da Agricultura autoriza empresas para a entrega de sementes do Programa Troca-Troca

Em 27/07/2021 às 06:30h

por Redação JM

Secretaria da Agricultura autoriza empresas para a entrega de sementes do Programa Troca-Troca | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ação vai entregar 4.323 sacas de sorgo | Foto: Fernando Dias/EspecialJM

As empresas cadastradas no Programa Troca-Troca de Sementes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) estão formalmente autorizadas a iniciarem a entrega das sementes. Neste primeiro momento, estão sendo autorizadas as entregas para o grupo prioritário de prefeituras, sindicatos e associações localizados nos municípios dos Coredes Missões, Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial, Celeiro, Alto Jacuí, Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai.

Segundo o coordenador do programa, Jonas Wesz, os agricultores dessas regiões fazem a semeadura do milho tradicionalmente no início do calendário de semeadura previsto no zoneamento agrícola para o Rio Grande do Sul. “Assim, os produtores dessas regiões já terão disponíveis as sementes para que possam fazer o cultivo, tão logo quanto as condições climáticas sejam favoráveis”, disse.

Nesse grupo, 168 entidades (prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas) em 125 municípios receberão 46 mil sacas de sementes que irão atender a mais de 16 mil agricultores familiares. A partir da próxima semana a entrega de sementes já se amplia também para as demais regiões. A ideia é que, em três ou quatro semanas, a quase totalidade das entregas tenha sido concluída no Estado. “A semeadura na época correta é fator determinante para o bom desenvolvimento do cultivo do milho, e os agricultores atendidos com o Programa Troca-Troca terão esta condição para escolher o melhor momento de semeadura dentro do seu planejamento produtivo”, explica Wesz.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, espera que o programa ajude os agricultores a fazerem uma boa safra, depois das perdas sofridas com a estiagem em 2020. “Que este seja um ano de recuperação e de melhoria de renda das famílias que já estão impactadas com custos de produção elevados”.

Safra 2021/2022

O Programa irá entregar nesta safra um total de 122.478 sacas de sementes, sendo 58.307 sacas de milho híbrido convencional, 59.848 sacas de milho híbrido transgênico e 4.323 sacas de sorgo. Serão beneficiados 43,6 mil agricultores em 491 entidades de 391 municípios.

O investimento do governo gaúcho neste ano é de aproximadamente R$ 6,8 milhões de reais, referente ao subsídio direto que o Estado dá aos agricultores no valor da semente do Programa Troca-Troca de Sementes.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br