MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escolas municipais e estaduais em preparação para as aulas presenciais a partir de agosto

Em 27/07/2021 às 09:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Escolas municipais e estaduais em preparação para as aulas presenciais a partir de agosto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Instituições passaram por adaptações para receberem alunos | Foto: Tiago Rolim de Moura

As redes públicas municipal e estadual estão se preparando para a retomada das aulas presenciais a partir de 9 de agosto. Em Bagé, todas as adequações previstas nos relatórios do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COE), específicas de cada escola, já foram cumpridos, segundo repassado ao Jornal Minuano. As equipes diretivas realizaram adaptações em suas salas de aulas, refeitórios e demais áreas de serviço, bem como também o estudo do COE. Já a Coordenadoria Regional de Educação, que tinha 13 escolas interditadas por questões relacionadas a Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCIs),  já articulou a solução das demandas e, com isso, as instituições estão aptas a pedir o alvará de funcionamento.

De acordo com a chefe de Gabinete da Secretária Municipal de Educação e Formação Profissional, Carmen Bueno, cada escola tem o seu COE conforme os espaços disponíveis. Ela explica que o protocolo diz que deve ser medida a temperatura em cada aluno na chegada e, se constatada temperatura acima de  37,8°, o aluno não deve entrar na escola. "No caso de sintomas durante o turno, o estudante deverá ser encaminhado para sala de isolamento e encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, informa.

Segundo Carmen, todas as medidas de prevenção estão previstas nos planos do COE. A chefe de gabinete reforça que se a escola apresentar três casos positivos de Covid-19, poderá suspender o atendimento por duas semanas. De acordo com a Smed, as escolas estão completamente preparadas com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs), procedimentos de segurança sanitária em prática, cuidados com o recebimento de visitas e salas de aula demarcadas com espaços e lotação pré-estabelecida, além da higienização dobrada nos espaços. A volta presencial é facultativa aos alunos cujos responsáveis desejem esta modalidade de retorno.

O Estado, aliás, iniciou, nessa segunda-feira, o recesso escolar e, conforme informações da 13º CRE, as instituições estão prontas para voltar no modelo híbrido. Em Bagé, o retorno será escalonado a partir do dia 9 de agosto.  Para isso, as escolas precisaram comprovar a presença dos itens de segurança mínima exigidos, como Epis e Epcs, o que permite a reabertura. Também houve o treinamento da brigada de incêndio com as equipes das instituições de ensino.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br