MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Aceguá pode receber título de Capital da Memória Gaúcha

Em 25/07/2021 às 08:15h

por Redação JM

Aceguá pode receber título de Capital da Memória Gaúcha | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta que confere título ao município foi apresentada por Luiz Marenco / Foto: ArquivoJM

Através de projeto de lei apresentado pelo deputado Luiz Marenco, do PDT, Aceguá pode receber o título de Capital da Memória Gaúcha. A proposta tramita no primeiro estágio de discussão na Assembleia Legislativa.

Marenco argumenta que Aceguá, fazendo fronteira seca com sua homônima Aceguá no Uruguai, tem como divisor uma rua e seu canteiro central, sendo que esta irmandade e convivência entre os dois países, transcende à relação geográfica.

O deputado também salienta, na justificativa apresentada ao parlamento gaúcho, que 'antigas casas comerciais, como a Casa Perez, mantém suas estruturas intactas, enquanto o comércio entre fronteiras segue pujante, remetendo-nos a diferentes épocas do comércio das fronteiras rio-grandenses'.

Aceguá, na avaliação de Marenco, 'preserva um verdadeiro grupo de cultuadores e apaixonados pela cultura gaúcha, representados por domadores de cavalos, ginetes, guasqueiros e uma infinidade de pessoas que sobrevivem de profissões diretamente ligadas cultura campeira tradicional'.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br