MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acendimento da Chama Crioula Regional contará com encenação de Anita Garibaldi

Em 22/07/2021 às 08:45h

por Redação JM

Acendimento da Chama Crioula Regional contará com encenação de Anita Garibaldi | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Olga Paz foi convidada para interpretar a personagem | Foto: Tamile Padilha

O prefeito em exercício de Bagé, Mário Mena Kalil, e a coordenadora de Tradicionalismo e Folclore do município, Faustina Campos, convidaram Olga Paz dos Santos para representar Anita Garibaldi na cerimônia de geração e distribuição da Chama Crioula Regional. Os eventos serão realizados em 4 e 5 de setembro, dias comemorativos que antecedem a Semana Farroupilha de 2021. 

Olga é uma personalidade conhecida no tradicionalismo gaúcho e recebeu o convite oficial de participação no evento nesta quarta-feira (21). “Olga Paz representará a Anita Garibaldi na cerimônia de geração e distribuição da Chama Crioula porque este ano se comemora o bicentenário de Anita e ela será o tema da Semana Farroupilha.”, explica a coordenadora de Tradicionalismo e Folclore, Faustina Campos.

“Quando a Faustina me convidou eu cheguei a chorar. Porque quando eu desfilo, e eu desfilo todos os anos com meu filho, é uma emoção muito grande. Eu desfilo e imagino uma mulher como a Anita na guerra, na luta, porque nós não estamos na luta das espadas, mas estamos na luta do dia a dia. E naquele momento que eu monto a cavalo, me sinto liberta”, disse Olga ao aceitar o convite.

Olga Paz dos Santos é conhecida no tradicionalismo gaúcho como “madrinha dos ginetes”. Ela acompanha as delegações de ginetes que representam a região e o estado do Rio Grande do Sul em eventos nacionais e internacionais.
 

Cerimônia
No dia 4 setembro, a cerimônia de geração da Chama Crioula Regional prevê a encenação da chegada de Anita Garibaldi, a cavalo, no Palacete Pedro Osório, local em que será realizada a geração da Chama Crioula. A escolha do Palacete Pedro Osório se deve ao fato de ali terem ocorrido reuniões que antecederam a assinatura do Tratado de Paz de Ponche Verde, em 1845, o qual pôs fim aos 10 anos de luta dos Revolucionários Farroupilhas contra o Império Brasileiro.

Após o acendimento da Chama Crioula Regional, Anita Garibaldi e sua delegação descerão, montados a cavalo, pela avenida Sete de Setembro. Uma parada está prevista em frente a Catedral de São Sebastião, onde receberão a bênção do bispo Cleonir Dalbosco, e seguirão até o Parque do Gaúcho. No dia seguinte, domingo (5), a Chama Crioula será distribuída para os demais municípios que fazem parte da 18ª Região Tradicionalista.

Em maio deste ano, o prefeito Divaldo Lara anunciou que Bagé sediará a geração da Chama Crioula e sua distribuição aos municípios da 18ª Região Tradicionalista. Na ocasião, ele também anunciou que Bagé vai realizar o desfile de 20 de setembro. Todos os anos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) determina qual será o tema da Semana Farroupilha e a Patrona ou Patrono dos Festejos. Em 2021, o tema é “Caminhos de Anita”, em comemoração ao bicentenário da Guerra dos Farrapos. A Patrona dos Festejos Farroupilhas deste ano é a declamadora Liliana Cardoso, primeira mulher negra a receber a homenagem. Em nível regional, o homenageado dos Festejos Farroupilhas será o bageense Roberto Ribeiro.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br