MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

IIPR registra primeira queda do ano, diz Farsul

Em 21/07/2021 às 06:00h

por Redação JM

IIPR registra primeira queda do ano, diz Farsul | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Índice aponta preços de custo no campo | Foto: Fernando Dias/Especial JM

Combustíveis e fertilizantes seguem influenciando nos custos de produção. Mesmo com a queda da taxa cambial, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (Iicp) registrou alta de 1,62% em junho na comparação com maio. Já os preços no campo tiveram a primeira queda no ano. O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores (Iipr) aponta variação de - 6,73% no mesmo período. Os dados foram divulgados pela Farsul nesta terça-feira (20).

Desde o início do ano, o Iicp apresenta uma sequência de altas, acumulando 17,39% no ano. Em 12 meses, o indicador chegou a 23,03%, novo recorde da série histórica que teve início em 2010. Assim, o Iicp se mantém bem acima do Ipca que atingiu 8,35% no mesmo período.

Em relação ao Iipr, apesar da queda em junho, os preços seguem em patamares superiores na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o Iipr acumula alta de 51,74%, enquanto o Ipca Alimentos ficou em 12,59%. Conforme o relatório, fatores como a seca, que refletiu em menor oferta interna de produtos agrícolas; a desvalorização cambial; e o aumento da demanda por alimentos em função do Auxílio Emergencial contribuíram para o cenário de valorização dos preços em 2020. Com exceção da seca, todos os demais seguem presentes na conjuntura de 2021 e, por essa razão, os preços mantém trajetória de valorização.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br