MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Famtour apresenta projeto turístico Caminhos do Forte de Santa Tecla

Em 17/07/2021 às 09:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Famtour apresenta projeto turístico Caminhos do Forte de Santa Tecla | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Roteiro iniciou no Dallé hotel | Foto: Tiago Rolim de Moura

 

Um roteiro que integrou a rota Caminhos do Forte de Santa Tecla foi realizado na tarde desta sexta-feira, dia 16. O trajeto iniciou em frente ao Hotel Dallé, na avenida Santa Tecla, e contou com a participação de agentes de turismo, imprensa e representantes de agências. O secretário de Cultura e Turismo, João Schardosim, participou do evento e disponibilizou um ônibus para realizar o trajeto.

De acordo com a coordenadora de turismo da Secult e guia de turismo, Silvana Carvalho da Silva, o Famtour é um roteiro turístico de apresentação de pontos para as agências de viagem. Ela salienta que, neste primeiro momento, foram visitados quatro locais, mas a ideia é de que outros integrem a rota.

Durante a viagem, os participantes puderam conhecer um pouco da história dos locais. O historiador Jaime Barbosa Junior, do Núcleo de Pesquisas  Históricas Tarcisio Taborda (NPHTT), juntamente com Silvana, explanaou sobre os espaços visitados, atrativos e, principalmente, a importância de cada lugar.

A primeira parada foi na Vinícola Peruzzo, posteriormente na Cabanha Marca 2, do ginete do Século Vilson Souza, que foi homenageado durante os 210 anos do município e tem um monumento em frente ao Hotel Dallé.  Logo em seguida, o grupo foi na Osteria Santa Tecla, finalizando  o Famtour no Espaço Cesarino, onde os participantes conheceram o projeto Museu do Som da Campanha.

Segundo Silvana, na próxima semana, será lançado o site (turismobage.com.br) e também um aplicativo onde estarão inseridos os Planos Municipal e Regional de Turismo, entregues à Prefeitura no inicio da semana. Os planos foram realizados com o apoio do Sebrae.

Conforme a assessora de Projetos da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Eliane Pacheco, é importante a criação desses roteiros para que o município seja incluído, novamente, no Mapa do Turismo. Ela explica que, para a inclusão, são necessários os planos, site e número de leitos disponíveis nos hotéis. “Apenas os municípios de Hulha Negra, Santana da Boa Vista e Pedras Altas não estão incluídos. Os demais já estão organizados”, disse.

O Famtour foi organizado pela Secult, Apatur e Conselho Municipal de Cultura, presidido por Elisabeth Drum, como representante da Urcamp. Ela, aliás, participou das apresentações, mas aguardou diretamente na vinícola Peruzzo, com a presidente da Apatur, Clori Peruzzo. Segundo Elisabeth, a visitação foi em alguns empreendimentos que integram a Rota. Porém, o  projeto está aberto para novos empreendedores que desejem participar. “Esse foi o lançamento do Caminhos do Forte e, para dar mais clareza aos turistas que aqui vierem.  Também para integração do Poder Público, entidades e empreendedores”, relata.   

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br