MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Região promoverá segundo Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina

Em 15/07/2021 às 06:34h

por Redação JM

Região promoverá segundo Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Antônio Rocha

O segundo Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul, na etapa regional de Bagé, acontecerá no próximo dia 30 de julho, mas as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 15. Promovido pela Emater/RS-Ascar, o evento estará avaliando peças inéditas, confeccionadas com lã crua ovina de fiação manual e de lã Top, nas modalidades Tecelagem, Tricô, Crochê, Feltragem e Acolchoado, junto com técnicas mistas e Crochê Jaquard.

O objetivo do concurso é promover a valorização do artesanato em lã ovina, estimular a produção contínua de peças de lã ovina e dar visibilidade ao artesanato local durante o período de pandemia. Poderão participar do concurso artesãos assistidos pela Emater/RS-Ascar e/ou que tenham Carteira de Artesão expedida pela Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS). Fica vedada a participação de instrutores oficiais de artesanato em lã ovina.

Os artesãos interessados devem entrar em contato com os escritórios da Emater/RS-Ascar do seu município, podendo inscrever apenas peças inéditas, que ainda não foram avaliadas em outros concursos. Também será disponibilizado aos interessados o regulamento de participação.

Segundo a extensionista rural Andréa Balbueno, o concurso é importante pois valoriza a cultura do campo, o saber e o fazer artesanal das famílias assistidas. “Estamos no dia a dia com eles, então presenciamos a felicidade de quando conseguem vender uma peça ou ao produzir uma peça de boa qualidade que as pessoas gostam e admiram. E por isso, o principal trabalho da Emater junto a essas famílias de artesãos é de estimular a produção, a venda e eu diria também ao amor a lã ovina, desde o trato do animal até ao produto final”, relata.

Para a também extensionista rural, Nitiele da Silva, o concurso ganhou forças com a ajuda da internet, uma forma diferente, eficaz, que vem trazendo resultados significativos na divulgação e comercialização de peças artesanais. “A expectativa para esse ano é o crescimento do evento, tanto no número de participantes como expectadores. Também na melhoria da qualidade dos produtos devido ao aperfeiçoamento dos participantes da edição anterior. Acredito que o concurso tem a melhorar e se tornará perene”, analisa.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br