MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Coordenadorias regionais recebem cerca de 400 mil doses de vacinas da Covid-19 para a segunda aplicação

Em 14/07/2021 às 16:33h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Coordenadorias regionais recebem cerca de 400 mil doses de vacinas da Covid-19 para a segunda aplicação | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida leva em conta antecipação devido a nova variante - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A Secretaria da Saúde distribuiu, na manhã desta quarta-feira (14/7), 406.250 doses da vacina contra a Covid-19 das fabricantes Astrazeneca (308.590 unidades) e Coronavac (97.660), todas exclusivamente para segunda aplicação (D2). O público-alvo, no caso da Astrazeneca, é quem recebeu a primeira dose entre 10 e 12 semanas ou, para Coronavac, quatro semanas. Do total, são 308.590 Astrazeneca e 97.660 Coronavac para todo o Estado.

As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) retiraram as doses referentes aos seus municípios de abrangência por via terrestre. Duas regionais, a 4ª CRS (com sede em Santa Maria) e a 14ª (sede em Santa Rosa) optaram por retirar suas cargas na quinta-feira (15/7), juntamente com a distribuição de nova remessa da vacina contra a gripe.

As doses da Astrazeneca estão sendo distribuídas com o objetivo de antecipar em até duas semanas o intervalo entre as aplicações. A decisão, que também inclui o intervalo entre doses da vacina da Pfizer, foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e de municípios, na segunda-feira (12/7).

O objetivo é garantir melhor resposta imune para a variante delta, uma vez que foram detectados dois casos suspeitos no Estado. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até a sexta-feira (16/7). Apenas uma dose da vacina é pouco efetiva para essa variante.

A organização da aplicação das segundas doses, assim como das primeiras, é de responsabilidade dos municípios, que podem escolher a melhor estratégia para atingir o público-alvo em cada situação.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o adiantamento do intervalo entre doses não prejudicará o calendário vacinal estabelecido pelo governo do Estado. A previsão de vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 é 20 de setembro.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br