MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Roberto Alcalde é convocado para Jogos Paralímpicos de Tóquio

Em 06/07/2021 às 16:16h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Roberto Alcalde é convocado para Jogos Paralímpicos de Tóquio | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense irá para segunda Paralimpíada - Alê Cabral/CPB

Pela segunda edição consecutiva, Bagé estará representada nos Jogos Paralímpicos. Dessa vez, em Tóquio (Japão), que acontece de 24 de agosto a 5 de setembro. Em transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou os nomes que irão compor a delegação brasileira. Entre eles, o nadador bajeense Roberto Alcalde Rodriguez, especialista na prova de 100 metros peito.

Essa será a segunda oportunidade de Alcalde em Paralimpíadas. A primeira foi nos Jogos Rio 2016, quando ficou em quinto lugar na final dos 100m peito. Em junho, o nadador participou da seletiva, porém, não obteve vaga direta por menos de um segundo. Porém, conseguiu a vaga em função das posições que têm ocupado, nos últimos anos, no ranking internacional da modalidade.

Como em 2020 não houve competições, os últimos desempenhos mais expressivos de Roberto Alcalde remontam ainda de 2019, quando foi medalha de ouro no Parapan, em Lima (Peru), nos 100m peito (classe SB5), com a marca de 1min 38s 41.
De Lima, Alcalde partiu direto para Londres (Inglaterra), onde participou do Campeonato Mundial. Nos 100m peito, o bajeense alcançou o quinto lugar, com 1min 35s 84. Mesmo que não tenha pego pódio, a marca foi a melhor do atleta nos últimos anos, por isso, foi alvo de comemorações. Ainda no Mundial, ficou em quinto pelo time brasileiro, no revezamento misto 4x50m medley, com o nado peito.

Os números da delegação

Segundo a assessoria de imprensa do CPB, a delegação brasileira será composta por 253 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 159 homens e 94 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 422 pessoas. Jamais uma missão brasileira no exterior teve tamanha proporção. Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser o país-sede e contou 286 atletas no total. 

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br