MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Rodrigo Fialho propõe inserção de terapias integrativas nas unidades de saúde

Em 02/07/2021 às 07:30h

por Redação JM

Rodrigo Fialho propõe inserção de terapias integrativas nas unidades de saúde | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O vereador Rodrigo Fialho, do PTB, protocolou, na Câmara de Vereadores, um requerimento para o envio de expediente à Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência (Saúde), com o projeto de implementação das Práticas Integrativas Complementares nas Unidades de Saúde.

Segundo o vereador, o objetivo da inclusão das terapias no quadro de atendimentos se dá pelo auxílio no tratamento e prevenção de doenças. Em algumas circunstâncias, as práticas integrativas podem ser utilizadas como um procedimento paliativo par doenças crônicas. Existem pesquisas que expõem resultados satisfatórios ao tratamento, quando acompanhadas pelas Práticas Integrativas Complementares.

“Existem diversos profissionais no nosso município capacitados e dispostos a trabalhar com essas terapias complementares nas nossas Unidades de Saúde”, destacou Fialho. O vereador ainda explica que as terapias integrativas não substituem o tratamento convencional. “As práticas integrativas são complementos aos tratamentos tradicionais, por isso é fundamental o acompanhamento clínico do caso”, ressaltou o edil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população, através de sua rede de saúde. Atualmente, no Brasil, existem 9.350 unidades básicas de saúde que oferecem, pelo menos, um tipo de terapia complementar. Esse serviço está presente em 54% dos municípios brasileiros.

Dentre as 29 Práticas Integrativas e Complementares, estão: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais/Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social e Yoga.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br