MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Com chegada do inverno, município reforça ações de apoio a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social

Em 01/07/2021 às 08:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Com chegada do inverno, município reforça ações de apoio a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Albergue teve capacidade estendida em nove leitos Foto: Divulgação

O frio severo dos últimos dias e a projeção da continuidade das baixas temperaturas levou a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso a ampliar a rede de apoio às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

O Albergue Municipal teve o número de leitos ampliados para atender uma demanda maior ocasionada pelo frio - de 19 leitos, o serviço atende, agora, 28 pessoas, que recebem alimentação, banho quente e roupas limpas e adequadas à temperatura.

Durante a semana, a Secretaria realiza busca ativa nas zonas centrais da cidade onde, geralmente, as pessoas em situação de rua buscam abrigo. Contudo, conforme explica a chefe de gabinete da Secretaria, Fernanda Narval, muitos não aceitam o abrigo no albergue em função das restrições. Isto porque os usuários do serviço não podem estar sob efeito de álcool ou drogas - ou utilizá-las na dependência do albergue - e também não podem levar os cachorros, além de ser exigido que o atendido se banhe. “Como são muitas pessoas convivendo juntos, tem regras mínimas de convívio que temos que manter”, comenta.

Para quem não aceita o abrigo, é ofertada sopa - além disso, o prefeito colocou o ginásio do Militão à disposição para quem não aceita ir para o albergue.  Além disso, cerca de 1,2 mil famílias receberam doações de roupas através da Campanha do Agasalho - que é uma ação sazonal, e o projeto Cabide Solidário, que é permanentemente realizado pela secretaria.

Fernanda explica que, para a Campanha do Agasalho, os agentes comunitários de Saúde realizaram um levantamento junto às estruturas familiares que atendem, para saber quais as principais necessidades de cada uma. As solicitações foram encaminhadas para a Secretaria, que realizou a separação e entrega das peças paras as unidades básicas de saúde, onde foram retiradas pelas famílias, mediante agendamento. Fernanda conta que essa ação ganhou reforço e foram encaminhadas três remessas de peças.

De forma perene, a Secretaria mantém o projeto Cabide Solidário, que atende, diariamente, pessoas que buscam o serviço em busca de peças para espantar o frio. Para receber as peças, é necessário que a família esteja cadastrada no CadÚnico.

Como esta distribuição segue durante o ano, Fernanda destaca a necessidade da manutenção das arrecadações de peças, que abastecem o projeto. No momento, a maior necessidade é de peças masculinas adulto e peças infantis, além de cobertas. “É importante a gente lembrar que um cobertor pode aquecer uma família inteira”, destaca.

A doação pode ser realizada junto às unidades das redes Peruzzo e Nicolini e através das secretarias de governo. O atendimento do Cabide Solidário é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Secretaria.

Reforço em doações

A captação de peças para pessoas em situação de vulnerabilidade social recebeu reforço, na última semana, através da doação de duas toneladas de roupas realizada pela Receita Federal. 

Os itens de vestuário apreendidos pelo órgão, que incluem cerca de 10 mil peças - entre casacos, blusões, camisas, calças, calçados - serão serão distribuídas a famílias em extrema pobreza, nas Casas de Acolhimento e no Albergue Municipal.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br