MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Patrícia Coradini recebe título de cidadã bajeense em sessão realizada na frente da Câmara

Em 28/06/2021 às 15:28h

por Redação JM

Patrícia Coradini recebe título de cidadã bajeense em sessão realizada na frente da Câmara | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ato foi realizado na calçada, no início da tarde / Foto: Tiago Rolim de Moura

A policial civil Patrícia Coradini recebeu o título de cidadã bajeense em uma sessão solene atípica, realizada na frente da Câmara de Bagé, no início da tarde desta segunda-feira, 28. O ato foi organizado pela vereadora Beatriz Souza, do PSB, proponente da homenagem.

Natural de Uruguaiana, Patrícia Coradini tem trajetória reconhecida pela atuação como policial e pelo trabalho desenvolvido junto ao Núcleo Bajeense de Proteção aos Animais (NBPA). A concessão do título de cidadã bajeense foi aprovada em outubro do ano passado, mas a entrega não foi realizada por conta das restrições impostas pelos protocolos sanitários adotados para conter a disseminação da Covid-19.

Para realizar a sessão solene, em 2021, no plenário Lígia Farinha Almeida, Beatriz precisava reunir as assinaturas de nove parlamentares, mas apenas seis vereadores, que compõem as bancadas de oposição, assinaram o pedido. A vereadora, então, decidiu realizar a sessão na frente da Câmara, em uma estrutura montada exclusivamente para a outorga.

A sessão repercutiu dentro e fora do plenário, com vereadores da oposição rebatendo a proponente. A Câmara emitiu uma nota, sustentando que 'em tempo algum proibiu ou negou à vereadora Beatriz Souza ou a qualquer edil legitimamente eleito a fazer o uso das dependências da Casa para qualquer atividade'. “Este é um espaço legítimo do exercício da democracia e assim deve permanecer, como a Casa do Povo, não servindo de meio para retaliações políticas. A direção da Casa segue os ritos do Regimento Interno para a realização de sessão solene de outorga de título de cidadania bajeense”, pontua a nota.

Durante o ato, a vereadora Beatriz leu um breve histórico da homenageada, destacando que Patrícia salvou muitas vidas, através da atuação como policial e também como voluntária da causa animal. “Por isso vemos essa manifestação popular”, disse, fazendo referência ao público que acompanhava a cerimônia.

Em breve discurso, Patrícia manifestou alegria por receber o título de cidadã bajeense. “Nestes quase 18 anos em que estou em Bagé, trabalhei muito pelos animais, mas especialmente quando comecei a ajudar o Núcleo de Proteção, em 2006. Ouvimos críticas, questionando porque fazemos pelos animais. Quando Jesus disse ama ao teu próximo, ele não estipulou quem seria. Fizemos parte do meio ambiente, no qual todos devemos estar inseridos”, pontuou.

Representações de criadores de cães da raça galgo protestaram na frente da Câmara, durante a realização da sessão de outorga do título de cidadã bajeense. Lideranças sindicais, da área da segurança, e políticas, a exemplo do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, e do ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também participaram da cerimônia organizada pela vereadora Beatriz.

Fortunati representou a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Regina Becker, que cumpria agenda em Porto Alegre. “Eu e minha esposa (Regina Becker) temos uma relação muito forte com a causa animal. E nesta caminhada, acabamos conhecendo o Núcleo Bajeense, um grupo que faz um trabalho muito sério, realmente exemplar. Acabei vindo para me solidarizar com a Beatriz e com a Patrícia. Acho que é um ato emblemático, não só pelo trabalho que o Núcleo faz. É um ato sem precedentes. Desconheço fato idêntico a este, em 45 anos de vida pública”, disse.

Mainardi também se manifestou. “Esse é um título que honra muito as pessoas que não são de Bagé, mas vem se dedicar à comunidade, e, neste caso, se dedicar também aos a animais. A Patrícia não apenas é uma grande profissional da área da segurança, e por isso estão aqui seus colegas, agentes e delegados, é uma grande militante de uma das causas mais importantes de hoje, que é a causa animal. Uma militância que se dá de forma voluntária. É repugnante a Casa do Povo não receber de braços abertos pessoas que merecem o reconhecimento da sociedade”, definiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br