MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Asserc representará Bagé no Gauchão de Futsal

Há 13 anos, cidade não tinha representante no estadual da modalidade

Em 15/06/2021 às 13:09h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Asserc representará Bagé no Gauchão de Futsal | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi contemplado no Programa Pró-Esporte RS - Foto: Diego Lameira/Especial JM

O esporte local tem uma novidade para o segundo semestre. Após 13 anos, Bagé voltará a ter uma equipe no Campeonato Estadual de Futsal. A iniciativa terá a assinatura da Associação Esportiva da Região da Campanha (Asserc), que disputará a Série C, programada para ocorrer entre julho e dezembro. A participação será viabilizada mediante projeto aprovado no Programa Pró-Esporte RS, do Governo do Estado. E a tendência é que já sejam conhecidos, semana que vem, os adversários e que a Liga Gaúcha divulgue o regulamento da competição.

Para fins de entendimento, a Asserc foi criada em 2018, com o objetivo de desenvolver atividades esportivas, em sua maioria, no âmbito social. Mesmo com a pandemia, os associados se mobilizaram e captaram recursos, junto ao Governo do Estado. E assim, viabilizou o retorno de Bagé às quadras no cenário gaúcho, feito realizado pela última vez pela Celeste/York, em 2008, quando jogou a Série Prata. Inclusive, também há tratativas para disputar o estadual de handebol, fortalecendo, assim, mais uma modalidade, praticada assiduamente nas escolas.

Mas, neste momento, o foco está direcionado no futsal. Presidente da Asserc, Alex Rosa informa que os treinamentos acontecem de duas a três vezes por semana, à noite, no ginásio da AABB, dentro dos protocolos sanitários exigidos para atividades esportivas. Os jogos deverão acontecer no sábado à noite, com local ainda a ser oficializado. O grupo de jogadores está em formatação, porém, mescla por jovens e atletas já experientes da região. Quanto à comissão técnica, fazem parte Adroaldo Garcia (treinador); Guilherme Palma (auxiliar técnico); Marcel Almeida (preparador físico); Josemar Fernandes (preparador de goleiros); Olmiro Cabral (roupeiro) e Diego Lameira (imprensa).

Metas a curto, médio e longo prazo

Experiência não falta para Adroaldo Garcia, técnico da Asserc.  Dos 55 anos de vida, 42 tiveram dedicação para o futsal. Inicialmente como atleta, com passagem pelas categorias de base da Adezal. Depois de formar-se em Educação Física, Garcia começou a trabalhar na Escola Caic, e foi lá que ganhou prestígio como treinador. Por 25 anos, montou diversas equipes, tendo sido a única escola campeã numa categoria adulta da cidade. Depois de ter parado, veio o convite de Alex Rosa, que foi seu aluno no Caic.

Das expectativas para este primeiro ano, Garcia afirma que o foco será consolidar a Asserc. “Não podemos dar um passo maior que as pernas. No primeiro ano, o que tentaremos é o máximo de vitórias possíveis dentro do campeonato. Vamos até onde der, sem muitas promessas. A médio prazo, pretendemos nos classificar para a Série Prata, se possível, saindo campeão da Série Bronze. E a longo prazo, fixar Bagé dentro do cenário do Rio Grande do Sul, onde, até então, ninguém conseguiu se manter devido aos custos muito altos”, contextualiza.

Segundo o treinador, o grupo de atletas começou a ser montado há um ano. Uns não puderam, por motivos pessoais e profissionais, contudo, afirma que a busca foi pelo máximo de qualidade possível. “O objetivo é fazer com que nossa população possa ter o privilégio de ver grandes jogos de futsal. E melhorar o nosso nível também, pois temos grandes talentos, mas que, ultimamente, precisam sair daqui para jogar. Inicialmente, nosso trabalho não será remunerado, pode ser que seja um dia, a partir de parcerias com empresários. Com o retorno do público, queremos fazer um acontecimento na cidade, mas sem demagogia e promessas. Vamos passo a passo para ter um projeto longínquo, que vá além de um, dois ou três anos. De modo que possa vir outras pessoas e consigam leva-lo adiante”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br