MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rede Municipal terá retorno das aulas presenciais de forma gradual após imunização

Em 09/06/2021 às 11:40h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Rede Municipal terá retorno das aulas presenciais de forma gradual após imunização | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
imunização iniciou 14 de maio Foto: Tavisson Esteves/Especial JM

A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) divulgou, nesta quarta-feira, dia 9, o cronograma com as datas de previsão para o retorno das aulas na rede pública para o segundo semestre. A volta às aulas é organizada junto às equipes diretivas das escolas e o Conselho Municipal de Educação (CME). O primeiro grupo que retornará ao ensino presencial serão as Escolas Municipais de Educação Infantil , nos níveis berçário e maternal.

De 14 a 18 de junho, serão realizadas inspeções dos planos de contingência e verificação das adequações das instalações dos prédios e as condições sanitárias e de higiene das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Neste mesmo período, também será realizado o atendimento no Setor Pedagógico da Smed para organização de espaços das escolas. No dia 21 de junho, se dará o retorno das atividades presenciais de forma escalonada.

De 21 a 25 de junho serão realizadas as inspeções para verificar as adequações nas instalações, condições sanitárias e de higiene das salas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e também os demais espaços de uso dos alunos. No dia 28 de junho será a vez do retorno das atividades presenciais de forma escalonada do segundo grupo: pré-escolas das EMEIs e EMEFs.

Conforme a chefe de Gabinete da Smed, Carmen Bueno, devido ao avanço da imunização em trabalhadores da educação, será possível o retorno escalonado das aulas . Ela salienta que foram aplicadas cerca de 1.100 doses até agora e, na próxima semana, está prevista a conclusão de vacinas para profissionais dos finais. “São 350 doses por semana. Até o final do mês devemos atingir os universitários” disse. O primeiro grupo foi 14 de maio e  deverá receber a segunda dose no início de agosto.

Para a secretária municipal de Educação, Adriana Lara, o retorno presencial gradual só pode ser cogitado após a vacinação dos professores e, por isso, os profissionais da educação infantil foram o público-alvo da primeira fase de imunização. “É impensável um retorno seguro sem antes concretizar o processo de vacinação dos professores e funcionários. Por isso, há três semanas demos início  à aplicação da vacina contra Covid-19 em nossos profissionais da educação. Existem pais que necessitam de um local seguro e de confiança para deixarem seus filhos e poderem trabalhar e ganhar o sustento da família. Além do que, também sabemos que nossas crianças enfrentam muitas dificuldades nas aulas à distância, então, de forma segura e com trabalho de cuidado minucioso, estamos divulgando este cronograma para a população”, explica Adriana.

O coordenador Pedagógico da Smed, César Torres, conta que os planos de contingência e as avaliações sanitárias acontecerão de forma escalonada como já divulgado, e trarão para a Secretaria de Educação e o CME uma análise geral das capacidades estruturais preparadas pelas equipes diretivas. “Esta é uma atualização do nosso cronograma original, pois, semanalmente, reavaliamos a situação da pandemia, da vacinação dos professores e das reivindicações das escolas. Estamos trabalhando de forma muito estreita com diretores, vice-diretores, supervisores, professores e funcionários, a fim de preparar um ambiente acolhedor e seguro, neste primeiro momento, nas escolas de Educação Infantil”, aponta.

Conforme o processo de vacinação for avançando, a equipe da Smed dará continuidade aos procedimentos de avaliação sanitária nas demais escolas e planejará o retorno dos demais níveis da Educação, de forma responsável e com os cuidados necessários.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br