MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Curso de História promove palestra sobre Cemitérios Patrimoniais

Em 08/06/2021 às 12:50h

por Redação JM

Curso de História promove palestra sobre Cemitérios Patrimoniais | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa estimula jovens pesquisadores a entrarem em contato com o meio acadêmico | Foto: Reprodução /JM

por Alana Portella Gonçalves

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

Durante a última noite de sábado (05), ocorreu a palestra “CEMITÉRIOS PATRIMONIAIS: Arquitetura, Simbolismos e imaginários sociais'', promovida pelo curso de História da Urcamp, valorizando o patrimônio cemiterial como um museu a céu aberto.

Amanda Antunes do Couto, acadêmica do curso de Direito, e Darlan Almeida da Rosa,  acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, ambos voluntários do Sarau Noturno, abordaram o espaço cemiterial através de Jazigos, representações femininas, imaginários sociais e ritos, que tornaram a morada dos mortos uma extensão da cidade dos vivos através de sua arquitetura.

Rosa, um dos palestrantes da noite, comenta que a arte cemiterial vai além da estética palpável. “Essas problemáticas possuem intersecções que nos permitem vislumbrar um caráter extremamente defasado que viemos construindo no que diz respeito aos direitos em vida - urbanismo - e direitos em morte - espaço cemiterial. Falar sobre tudo que nos rodeia, na mesma bolha, não nos adianta de nada se, para quem deveria fazer o uso, sentir e se apropriar do que é seu enquanto identidade, passa por constantes ataques de silenciamento”, analisou.

A coordenadora do curso de História, Clarisse Ismério, ressalta a importância de incentivar os jovens pesquisadores, através de projetos de pesquisa, para que tenham destaque dentro da instituição desde seu primeiro contato com o meio acadêmico.

Amanda, segunda palestrante, aborda o quanto a experiência agregou em seu futuro acadêmico. “O que eu posso dizer sobre a noite de sábado é que foi uma experiência única, fiquei bem nervosa, mas eu sei que aquela noite foi o primeiro passo de um futuro que eu não enxergo ainda. A Prof. acreditou na gente ao nos convidar pra mostrar o que temos aprendido e isso foi uma honra muito grande. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pela confiança”, disse.

O ciclo de atividades promovido pela coordenadora Clarisse Ismério encerra em dia 19 de junho, através da palestra dos historiadores Luísa Kuhl Brasil, Gustavo Figueira Andrade e Aristeu Elisandro Machado Lopes, com o tema "Cerco de Bagé na Revolução Federalista de 1893: História, memória e fotografia".

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br