MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Eleição virtual para direção do Cpers tem início

Em 27/05/2021 às 12:52h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Eleição virtual para direção do Cpers tem início | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pleito encerra no dia 28 de maio, às 22h | Foto: Felipe Valduga

O Cpers está mobilizado, desde às 8h da manhã deste 26 de maio, para eleger a direção estadual e também o comando dos seus núcleos. O 17º, que abrange a região, conta com duas chapas e pleito, que acontece pela primeira vez de forma virtual, encerra no dia 28 de maio, às 22h. Três chapas concorrem à direção Central e a vencedora permanece até 2024 no comando da entidade. O 17º Núcleo está disponibilizando um computador em sua sede para que as pessoas que não conseguirem acesso à internet possam votar.

Delcimar Delabary Vieira, atual presidente, encabeça a Chapa 2, denominada Cpers Unido e Forte. Ela já esteve à frente do Núcleo no início dos anos 2000. Em 2017, foi eleita novamente e permanece no comando da entidade. Como professora de Biologia, já atuou em diversas escolas de Bagé e região ao longo de quatro décadas dedicadas ao ensino.

A professora Ana Lucia Xavier Cabral, que já foi diretora do Núcleo, encabeça a Chapa 3 Muda Cpers. Ela já participou cinco eleições como candidata do Núcleo. Atuou como diretora geral ao longo de nove anos. Há duas gestões, ela participa apenas como sindicalista. Ana Lucia apresenta uma trajetória de 25 anos de luta pelos direitos dos professores e, agora, volta a colocar seu nome à disposição.

Para votar

Os eleitores precisam fazer o login na página (https://cpers.com.br/), com o número do CPF. Após esse procedimento, o interessado em votar precisa responder a quatro questões relacionadas aos seus dados pessoais para confirmar a sua identidade. Ao acessar a votação no site, o primeiro voto será para escolher a diretoria do núcleo central do sindicato. O segundo voto é destinado a escolher a direção dos núcleos regionalizados do Cpers. Por isso, o eleitor precisa ficar atento e seguir corretamente todos os passos para validar o voto. O comprovante da votação pode ser impresso ou recebido através do e-mail cadastrado no site.

Propostas

A chapa Cpers Unido e Forte tem, entre os principais objetivos, valorizar a for mação sindical, como uma ferramenta de capacitação para os dirigentes; incentivar as escolas a participarem das mostras pedagógicas organizadas pelo Cpers; promover atividades  culturais e lúdicas como ferramentas de integração entre estudantes, aposentados e educadores da ativa; trabalhar para que professores e professoras percebam a importância da união enquanto categoria, incentivando a participação dos colegas nas atividades promovidas pelo sindicato; manter o encontro dos aposentados e a sua participação efetiva nas lutas; realizar visitas nas escolas ouvindo a categoria e informando sobre as atividades desenvolvidas pelo sindicato; olhar pelas lutas sindicais, estando conscientes dos deveres e funções para avançar nas pautas que são do interesse da categoria.

Já a chapa Muda Cpers tem entre as propostas unidade para enfrentar a políticas dos governos Bolsonaro e Leite; retomar a direitos perdidos através de um sindicato classista combativo, aliado dos servidores (as) e demais trabalhadores (as); defender papel fundamental do sindicato nas lutas feminista  LGBTQI+ e antirracistas;  valorização dos aposentados, respeito ao seu protagonismo e mobilização para reverter o desconto previdenciário; reconhecimento  dos funcionários, fundamentais na educação e no serviço público; concurso público para professores e funcionários de escola, especialistas em educação; lutar contra a terceirização e por direitos para contratados; recuperação do plano de carreira do magistério e o pagamento do piso salarial; valorização e reajustes salariais para a categoria; protagonismo nas questões educacionais e a defesa da autonomia pedagógica, com enfrentamento aos desmontes e às imposições.

Composições

Chapa 2 | CPERS Unido e Forte

Diretor(a) Geral Delcimar Delabary Vieira
Vice-Diretor(a) Geral Nadia Messerlian La Bella
Secretário(a) Clarice Gomes de Almeida
Tesoureiro(a) Caicara Marques Leal
Diretor(A) Gladis Cleonice Veloso Deble
Diretor(A) Marli De Oliveira Barcellos
Diretor(A) Caroline Soares de Lima
Diretor(A) Alan da Silva Oliveira
Diretor(A) Fernanda Ledo Bueno

Chapa 3 | Muda CPERS

Diretor(a) Geral Ana Lucia Xavier Cabral
Vice-Diretor(A) Geral Fernanda Trindade Dutra de Almeida
Secretário(A) Claire Maria Moraes Amaral
Tesoureiro(A) Sandra Regina Rocha Peres
Diretor(A) Gianna Beatriz Garcia Lucas
Diretor(A) Gilberto Brinhol Carrion
Diretor(A) Maria da Graca do Couto
Diretor(A) Marcos Rosa Mesquita
Diretor(A) Marlaci da Silva

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br