MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Menor falcão do mundo é reintroduzido na natureza após ser resgatado próximo a UTE Pampa Sul

Ave mede de 21 a 31 cm e pesa de 80 a 165 gramas

Em 21/05/2021 às 14:46h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Menor falcão do mundo é reintroduzido na natureza após ser resgatado próximo a UTE Pampa Sul | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ave mede de 21 a 31 cm - Wellington Vasconcellos/Especial JM

Durante as atividades desenvolvidas pelo Programa de Resgate e Monitoramento de Fauna desenvolvido na UTE Pampa Sul foi resgatado um exemplar de Falco sparverius, popularmente conhecido como Quiriquiri, o menor falcão do mundo e uma das menores aves de rapina do Brasil. A ave estava em uma área próxima ao empreendimento com um pequeno ferimento na asa, foi capturada, tratada e reintroduzida na natureza.

No período em que esteve em repouso, a ave ficou sob os cuidados da equipe de resgate de fauna da HAR Engenharia e Meio Ambiente, formada pelo biólogo Gian Zanovello e o estudante de biologia Wellington Vasconcellos que contam que a ave capturada era uma fêmea. “A identificação foi possível porque a espécie apresenta dimorfismo sexual, e a fêmea tem as costas e asas marrom avermelhadas, com estrias negras finas, sem o cinza azulado do dorso do macho. O ferimento não era grave, o que dispensou atendimento veterinário e em menos de 10 dias realizamos a soltura na natureza, próximo ao local onde foi encontrado”, explica Zanovello.

O gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, explica que o Programa de Resgate e Monitoramento de Fauna desenvolvido na UTE Pampa Sul tem como objetivo conservar a fauna silvestre nas áreas de influência do empreendimento, através de ações de afugentamento, captura, avaliação física, transporte e soltura de animais silvestres. “As atividades deste programa ambiental nos ajudam a entender o comportamento da fauna no entorno do empreendimento e, assim, evitar riscos e maiores danos. Ficamos felizes sempre que um animal é resgatado, tratado e tem condições de ser reintroduzido na natureza com segurança”, explica Mahl.

As comunidades do entorno da UTE Pampa Sul podem entrar em contato com a equipe de meio ambiente da usina para relatos sobre animais silvestres por meio do telefone (53) 3245-4000, em horário comercial.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br