MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Palestra sobre atuação de Tarcísio Taborda abriu ciclo de palestras da 19ª Semana Nacional dos Museus

Em 17/05/2021 às 19:54h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Palestra sobre atuação de Tarcísio Taborda abriu ciclo de palestras da 19ª Semana Nacional dos Museus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ReproduçãoJM

Teve início na noite de hoje a programação bajeense da 19ª Semana Nacional de Museus. Idealizada, a nível nacional, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a atividade em Bagé foi promovida pela Fundação Attila Taborda/Urcamp, através dos Museus Dom Diogo de Souza e Gravura Brasileira. A semana de atividades iniciou com a palestra online de Joel Santana falando sobre “Tarcísio Taborda e o Pensando Museológico do Sul Rio Grandense”. Vale lembrar que neste ano, a temática da atividade é “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”.

Mestre em História pela FURG e Mestrando em Museologia e Patrimônio pela UFRGS, Santana é, atualmente, coordenador de Patrimônio Cultural da Prefeitura de São Leopoldo e vice-diretor do Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, além de ser membro titular do Colegiado Setorial de Museus do Rio Grande do Sul.

Com a pesquisa apresentada na palestra de hoje, Santana busca apontar a influência e contribuição de Tarcísio Taborda para a organização do campo museológico do estado, de 1950 a 1990. Ele conta que o interesse pela trajetória do pesquisador foi despertado em 2019, quando a morte de dele, ocorrida em 1994, completou 25 anos.

Conforme aponta Santana, Taborda tem grande relevância não somente nas pesquisas históricas, mas também atuou profundamente no desenvolvimento do setor museológico no estado. “A história da museologia do Rio Grande do Sul passou pelas mãos desse intelectual. É um grande expoente. Tinha uma visão estratégica do campo da museologia”, apontou.

Filho de Tarcísio Taborda, Tibiriçá Taborda acompanhou o evento online, e se manifestou sobre a pesquisa: "Tanto os museus de Bagé como a história de meu pai devem ser levadas em âmbito nacional por disponibilizarem um rico material em acervo e conhecimento", destacou.

Programação segue durante a semana

As atividades seguem amanhã com a exibição do audiovisual Uma noite no Museu, realizado sob a luz de lanternas da visitação aos acervos e reservas dos Museus /FAT .

Na quinta-feira, 20, é a vez do cineasta bajeense Zeca Brito falar sobre “Grupo de Bagé – trânsitos no tempo”, às 19h. Atualmente diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul, Brito é mestre em Artes Visuais pela UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica, graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Poéticas Visuais pela UFRGS. Dirigiu e roteirizou os longa metragens “O Guri”, “Glauco do Brasil”, “Em 97 era assim”, “A vida extraordinária de Tarso de Castro”, “Grupo de Bagé” e “Legalidade”.

No dia 21 de maio, o tema “Os quatro: Grupo de Bagé”, será debatido sob a responsabilidade de Carolina Grippa, mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS e trabalha com produção cultural e curadoria; e Caroline Hädrich, Arquiteta e Urbanista pela UFRGS, mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte, trabalha com arquitetura, pesquisa e curadoria.

A última atividade da programação deste ano é a exposição online do Grupo de Bagé, disponibilizada através das redes sociais dos museus, no dia 23 de maio.

O evento é gratuito e aberto ao público, exibido através do Google Meet. A inscrição deve ser realizada através do link eventos.urcamp.edu.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br