MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aeroporto de Bagé recebe certificação para ampliar operações

Em 15/05/2021 às 12:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aeroporto de Bagé recebe certificação para ampliar operações | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Na prática, medida permite ao terminal receber aeronaves com capacidade para 70 lugares / Foto: Divulgação

A habilitação do Aeroporto Internacional Bagé - Comandante Gustavo Kraemer, para receber aeronaves maiores, foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A certificação era pleiteada desde abril de 2019.

A certificação de um aeroporto define as especificações operacionais do aeródromo, estabelecendo os tipos de operações aéreas que está autorizado a receber. Também atesta a capacidade do operador de cumprir os regulamentos técnicos da Anac, relativos à segurança operacional e resposta à emergência aeroportuária, comprovada por meio do Manual de Operações do Aeródromo (Mops) aprovado pela Agência.

O processo de certificação operacional de aeroportos é o meio pelo qual é feita uma avaliação da infraestrutura do lado do aeródromo (demarcado por toda a área de movimento destinada às atividades de pouso, decolagem e taxiamento de aeronaves) e da capacidade de seu operador de cumprir os regulamentos técnicos da Anac.

Até chegar a certificação, o aeroporto recebeu várias melhorias, como uma obra no pavimento da pista e no pátio, além da retirada de uma cerca para que a unidade possa receber aeronaves maiores. Na prática, a medida permite ao Aeroporto Internacional Bagé - Comandante Gustavo Kraemer receber aeronaves com capacidade para 70 lugares.

De acordo com superintendente do aeroporto de Bagé, Michel Rosa, para a conclusão da certificação foi necessário realizar alguns ajustes na pista, como a mudança de local de dois marcos geodésicos (instrumento que serve para orientação de todo e qualquer levantamento e referência topográfica do local) e desinstalação da pista de grama, que, nos últimos anos, já estava em desuso no aeroporto”, disse.

Concessão
Na primeira semana de abril, os aeroportos de Bagé, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná, Joinville e Navegantes, em Santa Catarina, foram concedidos, através de leilão, ao grupo CCR, que arrematou o lote por R$ 2,1 bilhões. O Ministério da Infraestrutura estima que durante as próximas três décadas sejam investidos R$ 2,84 bilhões entre os noves terminais.

Voos comerciais
A empresa Azul Conecta, braço de aviação regional da Azul Linhas Aéreas, está retomando gradativamente as novas rotas no Rio Grande do Sul. Em Bagé, as viagens para Porto Alegre devem ser retomadas em julho, mas ainda sem data definida.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br