MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de extensão da Urcamp vai disponibilizar atendimentos clínicos semanais para animais de famílias de baixa renda

Em 13/05/2021 às 13:50h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Projeto de extensão da Urcamp vai disponibilizar atendimentos clínicos semanais para animais de famílias de baixa renda | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cerca de 50 animais foram atendidos na primeira ação em novembro de 2019 Foto: Divulgação

Implantado em 2019, o projeto de extensão Medicina Veterinária na Comunidade teve um ano de hiato nas atividades presenciais em decorrência das restrições da pandemia. Mas em 2021, através de uma parceria com a Coordenadoria de Bem Estar Animal (CBEA), o grupo volta à ativa com cerca de 22 acadêmicos da Urcamp, promovendo atendimentos agendados pelo órgão municipal.

Responsável pelo projeto de extensão, a professora Paula Costa dos Santos explica que a idealização surgiu a partir da observação do crescimento populacional de cães e gatos em áreas urbanas, o que promove uma maior exposição da população a doenças zoonóticas, com maior prevalência entre as comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Como no município de Bagé os programas de assistência precisam de apoio, o projeto surgiu, inserido nas atividades do Grupo de Estudos em Pequenos Animais (GEPA), com o objetivo de promover, nos bairros, atendimento clínico de cães e gatos e ações de controle das principais zoonoses. Através destas ações, o projeto também é ferramenta para inserir os acadêmicos do curso na comunidade, proporcionando a vivência prática da profissão.

Após a criação, em 2019, as três ações agendadas para 2020 tiveram de ser suspensas em função das restrições da pandemia. Mesmo assim, as atividades migraram para as redes sociais, onde o grupo passou a abastecer um perfil com informações relevantes sobre saúde animal.

Já neste ano, surgiu a ideia da parceria do curso com a gestão municipal, através da Coordenadoria de Bem-Estar Animal. “Precisávamos manter o projeto de extensão, que é extremamente importante e tem impacto na implementação de políticas públicas”, explica.

A parceria acontecerá da seguinte forma: uma vez por semana serão oferecidos oito atendimentos clínicos em cães e gatos. Todos serão realizados de forma gratuita no prédio central do campus de Bagé. A CBEA fará a seleção e encaminhamento dos animais para serem atendidos na Urcamp.

O contato com a Coordenadoria de Bem Estar Animal pode ser feito, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, pelos números (53) 3240-5231 e (53) 997 133 705. Ou pelo WhatsApp, em qualquer dia e horário, pelo (53) 999 412 341.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br