MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Municípios da região recebem câmaras de conservação de vacinas

Em 13/05/2021 às 13:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Municípios da região recebem câmaras de conservação de vacinas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações / Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, a partir das 8h os municípios que integram a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul podem buscar na Divisão de Suprimentos da Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre, as câmaras de conservação de vacinas distribuídas pelo estado para municípios com menos de 100 mil habitantes. Na região, Candiota irá receber três câmaras. As outras cidades vão receber uma cada.

As câmaras de conservação, de uso médico-hospitalar, com capacidade de 200 litros, operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. O lote entregue faz parte de compra de 310 unidades realizada pela Secretaria Estadual da Saúde com recursos do Ministério da Saúde. No total, 194 municípios serão contemplados e constam na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado, de 3 de maio. A CIB é formada por gestores do Estado e de municípios.

De acordo com a Coordenadora Regional de Saúde, Eliana Valente Silveira, cada município contemplado irá buscar seu equipamento e levar para a sede. “Na segunda-feira, às 10h, faremos uma entrega simbólica em Dom Pedrito”, salienta.

O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além da população (menos de 100 mil habitantes), ter sala de vacinas, sistema de informação oficial do Ministério da Saúde, implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmara refrigerada.

A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), por meio de formulário eletrônico, respondido pelas secretarias de saúde dos municípios. Inicialmente, a lista de compra era de 303 unidades, mas o Estado acabou adquirindo mais sete equipamentos nos últimos dias.

Cada uma das câmaras frias foi adquirida por cerca de R$ 6 mil. Inicialmente, na busca de preços, os municípios haviam cotado a compra de cada câmara fria por R$ 20 mil. O equipamento tem 1.41 metro de altura, 74 centímetros de largura e 78 centímetros de profundidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br