MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Balanço das ações do Programa Sentinela é tema de reunião do Comitê Consultivo

Em 13/05/2021 às 10:30h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Balanço das ações do Programa Sentinela é tema de reunião do Comitê Consultivo | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação/SEAPDR

Mais de 22 mil bovinos vistoriados, 37.402 quilômetros de fronteira percorridos, 141 propriedades vistoriadas, 229 barreiras realizadas, 965 veículos vistoriados, 257 autos de infração e advertência, 121 abates sanitários efetuados e 2.300 pessoas atendidas em ações educativas de julho a dezembro de 2020. Além da fiscalização de 4289 ovinos e 948 equinos.

Os dados fazem parte do Programa Sentinela, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), e foram apresentados nesta semana em reunião virtual do Comitê Consultivo do Programa, formado pelas forças de segurança pública, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

"O Programa Sentinela foi criado para reforçar as barreiras de fiscalização nas nossas fronteiras, muito importante no combate ao abigeato. Com a certificação do Estado Livre de Febre Aftosa, este programa também é responsável pela diminuição do risco sanitário”, destaca a secretária Silvana Covatti na abertura do encontro.

No ano de 2021, a fiscalização segue intensa, com aumento significativo de denúncias, flagrantes, apreensões e abates sanitários (286). “Apesar de termos tido neste ano uma diminuição das ações ostensivas, a efetividade tem sido maior, demonstrando uma evolução da atividade, realizada com mais inteligência e com apoio das forças de segurança”, avalia o coordenador do Programa Sentinela, Francisco Lopes.

A Superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, Helena Ruggeri, ressalta que o Programa Sentinela precisa ser cada vez mais fortalecido, com apoio jurídico e das forças de segurança pública.
“Nós esperamos que o Programa se consolide, avance e seja perene. Temos sido um parceiro efetivo do Sentinela em suas ações. Todos somos responsáveis pela defesa sanitária do nosso Estado e precisamos dar o apoio necessário, ainda mais agora que o Rio Grande do Sul está na iminência de ser área livre de aftosa internacionalmente”, destaca Rogério Kerber, presidente do Fundesa.

O Coronel Távora, coordenador do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, afirma que “juntos somos mais fortes”. Segundo ele, esta parceria entre as instituições é muito importante para o sucesso das ações e do Programa.

O Programa Sentinela abrange uma área de 72.437 quilômetros quadrados de fronteira, incluindo 59 municípios, 64.842 propriedades e um rebanho estimado em 4.466.144 bovinos.

As reuniões do Comitê devem acontecer de forma periódica. Participaram da reunião do Comitê: SEAPDR, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública através da Brigada Militar, Comando Rodoviário Estadual e Polícia Civil, Comando Militar do Sul, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br