MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Reativação de Câmaras Temáticas pode estimular turismo no Pampa

Em 12/05/2021 às 08:00h

por Redação JM

Reativação de Câmaras Temáticas pode estimular turismo no Pampa | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reunião foi realizada na terça-feira, de forma remota / Foto: Reprodução /JM

Novas diretrizes para um setor que sofre com os efeitos da pandemia foram apresentadas durante a reunião que marcou a posse do Conselho Estadual do Turismo (Conetur), na terça-feira, 11. O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, assumiu a presidência do Conetur, anunciando a intenção de reativar as Câmaras Temáticas. Para a presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Peruzzo, que integra o Conetur, a medida contribui para o desenvolvimento da região turística.

Clori explica que as Câmaras Temáticas podem contemplar Turismo Rural, Turismo de Aventura e Natureza, Turismo Religioso, Turismo Pedagógico e Turismos de Pesca Esportiva. “A Secretaria Estadual cria a Câmara e as regiões colocam representantes para trabalhar. É de fundamental importância, para o desenvolvimento do Turismo, que haja essa conexão”, avalia.

A reativação e a criação de novas Câmaras Temáticas devem entrar na pauta da próxima reunião do Conetur. A região tem duas representações no Conselho. Além de Clori, a professora da Urcamp, Elisabeth Drumm, também integra o colegiado.

 

Reestruturação

Em sua primeira apresentação à frente do Conselho, Santini relatou o momento de reestruturação da Secretaria do Turismo, após seu desmembramento da pasta do Desenvolvimento Econômico. “Sabemos da importância do Turismo para o desenvolvimento do nosso Estado e, nesse sentido, estamos atuando com planejamento e ações estratégicas para uma retomada gradual segura e responsável”, disse.

O secretário assegurou que a atual gestão trabalha pelas prioridades estabelecidas pelo setor. “O Turismo foi, sem dúvida, um dos setores mais afetados pela pandemia, mas esse novo momento também criou oportunidades de revisitarmos o turismo interno e de promoção de novos destinos”, explicou. “Além disso, estamos trabalhando na retomada do Observatório do Turismo e de fomento ao setor, buscando parcerias e reativando as Câmaras Temáticas”, reforçou Santini.

 

Diretrizes

Durante a reunião, a diretora geral da Secretaria, Claudia Mara, apresentou as diretrizes para 2021, destacando a contribuição do Conselho para a reorganização da pasta. “Estamos atuando com um novo conceito, valorizando experiências e vivências que o Rio Grande do Sul tem. Nossa atuação tem foco em três eixos: retomada, estruturação e modernização”, ressaltou.

Claudia falou, também, sobre a oportunidade de atualizar o Mapa Regional, fazendo um chamamento de mobilização aos interlocutores para que os municípios sejam regionalizados. “Queremos mostrar o potencial riquíssimo em paisagens e belezas naturais que o nosso Estado tem, com um novo conceito, um novo olhar, seguro e repleto de experiências inesquecíveis”, definiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br