MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Farmácia e Biomedicina promovem palestra para destacar Dia Mundial do Uso Racional de Medicação

Em 06/05/2021 às 10:00h

por Redação JM

Farmácia e Biomedicina promovem palestra para destacar Dia Mundial do Uso Racional de Medicação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

Palestra promovida pelos cursos de Farmácia e Biomedicina da Urcamp, ministrada, ontem, pela farmacêutica Maria Letícia Raupp dos Santos, marcou o Dia Mundial do Uso Racional de Medicação. A atividade conjunta, reuniu os cursos de Farmácia e Nutrição, trouxe como tema O Uso Racional de Medicamentos.

A aula contou com informações muito relevantes que deveriam ser de fácil acesso a maior parte das pessoas. Um dos dados compartilhados com alunos e professores foi de que 15% da população mundial consome mais de 90% da produção farmacêutica. Deste número, 50% fazem o uso inadequado desta medicação. “Por isso é importante que a gente tenha noção da importância do papel do farmacêutico, no sentido de orientar corretamente este paciente”, destaca.

Outra informação foi de que o número de idosos é maior do que o número de nascidos. Assim, a cada cinco idosos, três utilizam de cinco a mais medicamentos sistematicamente, daí a importância do uso adequado e controlado para que algumas drogas, não acabem desenvolvendo, em razão da frequência, outras patologias. A Farmacêutica citou ainda situações recorrentes pelas quais o profissional vai se deparar no dia a dia, como: especificidades, falta de prescrição e a automedicação.

Maria Letícia Raupp dos Santos trouxe ainda um estudo de 2017 realizado pela ONU que aponta o Brasil como o terceiro país que mais consome ansiolíticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e a Índia. Outro relato, foi que a pandemiaocasionou o aumento do consumo de medicamentos, como o paracetamol, por exemplo, que com o uso indiscriminado, pode causar efeitos tóxicos ao organismo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br