MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Comportamento alimentar e obesidade foram os temas de última palestra da Semana Acadêmica da Nutrição

Em 06/05/2021 às 20:41h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Comportamento alimentar e obesidade foram os temas de última palestra da Semana Acadêmica da Nutrição | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A obesidade como questão de saúde pública e a construção de um ambiente que culmina com o problema foi o tema da última palestra que encerrou as atividades da II Semana Acadêmica Online do curso de Nutrição da Urcamp, na noite de hoje. A palestra ficou a cargo do nutricionista Rafael Marques Soares, referência nacional em Comportamento Alimentar.

Doutorando em Medicina Preventiva pela USP e Mestre em Epidemiologia pela UFRGS, o nutricionista atua como pesquisador do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração de São Paulo. Além disso, conta com mais de 15 mil seguidores na página profissional nas redes sociais, onde compartilha informações sobre a área de atuação.

Marques foi escolhido pela comunidade acadêmica do curso para encerrar as atividades da Semana Acadêmica, abordando um enfoque relativamente recente no país: Comportamento Alimentar, que engloba diversos fatores diretamente relacionados às condutas alimentares dos indivíduos.

Durante a palestra, Marques explicou que construção de um ambiente que culmina na obesidade envolve influências emocionais, sociais e culturais. Inclusive, a situação já é tratada como problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde – OMS, já que os índices atuais estão prestes a alcançar 50% da população mundial acima do peso. “Ou seja, não vai demorar muito, e não vamos ter uma pessoa no mundo que poderá ser considerada saudável em relação a sua alimentação e algumas questões de seu corpo: ou vai estar muito gorda ou vai ter um transtorno alimentar”, adianta.

O nutricionista explanou, também, sobre alternativas para a abordagem do tema, que vão muito além das dietas restritivas e da estigmatização da pessoa gorda.

Coordenadora do curso de Nutrição da Urcamp, Mônica Palomino apontou que a modalidade online das atividades possibilitou a realização de uma semana acadêmica com alto grau de qualidade, trazendo profissionais de ponta que, de outra forma, não poderiam participar das atividades. “Foram quatro dias de palestras de muita qualidade, com profissionais extremamente didáticos, que trouxeram ao debate temas muito pertinentes à atualidade da Nutrição”, destacou.

A atividade, organizada pelo diretório acadêmico do curso em parceria com os docentes, também contou com o apoio de empresas do segmento de alimentação e saúde como Nestlé e Nutri Vittá Nutrição Especializada.

Todas as palestras da semana ficarão disponíveis para serem assistidas posteriormente no canal da Urcamp no Youtube.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br