MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia Legislativa instala comissão para tratar das causas da crise financeira do Estado

Em 06/05/2021 às 06:00h

por Redação JM

Assembleia Legislativa instala comissão para tratar das causas da crise financeira do Estado | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colegiado foi instalado ontem / Foto: Reprodução /JM

A Assembleia Legislativa instalou, ontem, a Comissão Especial destinada a debater as Causas da Crise Financeira do Estado e a Reforma Tributária Necessária. Na solenidade virtual, que contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, do MDB; representantes do setor privado; Sindifisco; Tribunal de Contas do Estado; Defensoria Pública; Ministério Público, do líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Pepe Vargas; do líder do governo, deputado Frederico Antunes, do Progressistas, foi empossado como presidente o deputado Luiz Fernando Mainardi, proponente da comissão.

O objetivo da comissão é identificar os motivos que levam o Rio Grande do Sul ao desequilíbrio das contas públicas há mais de quatro décadas, além de apontar soluções para recuperar a capacidade de investimento do Executivo e, consequentemente, dinamizar a economia. Para isso, disse, o desempenho da comissão não dependerá apenas do trabalho parlamentar. Além das diversas bancadas que integram a comissão, representantes do setor privado também devem ser convidados a contribuir na busca de alternativas para as finanças do Estado. “Não queremos ser a tábua de salvação aos problemas do estado, mas queremos ajudar a encontrar caminhos. Não queremos saber quem são os culpados, mas queremos saber o que deveremos fazer agora”, sentenciou.

Para Mainardi, o Rio Grande do Sul carece de investimentos em diversas áreas, principalmente nas sociais. Por isso um dos temas que serão abordados pela comissão é um modelo de Reforma Tributária que, segundo o parlamentar, precisa estabelecer uma justiça fiscal. “Queremos saber o que fazer em termos tributários para tornar a arrecadação mais justa”, disse, defendendo a necessidade ampliação da capacidade de investimentos nas áreas sociais fundamentais, na educação, na cultura, na saúde, na segurança e na criação de uma política de desenvolvimento.

O presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza afirmou que o tema é muito importante e o debate de alta complexidade e grande necessidade para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. “Que venha a contribuir com o estado do Rio Grande do Sul de maneira geral não apenas neste governo”. Na próxima semana será realizada a primeira reunião da comissão, onde o presidente apresentará um plano de trabalho. Na mesma sessão, será escolhido o deputado relator dos trabalhos. O prazo para conclusão das atividades é de quatro meses, podendo ser prorrogado por mais dois.


Titulares
- Deputado Luiz Fernando Mainardi (PT)
- Deputado Pepe Vargas (PT)
- Deputado Clair Kuhn (MDB)
- Deputado Frederico Antunes (PP)
- Deputado Dirceu Franciscon (PTB)
- Deputado Vilmar Lourenço (PSL)
- Deputado Eduardo Loureiro (PDT)
- Deputado Mateus Wesp (PSDB)
- Deputado Elton Weber (PSB)
- Deputado Paparico Bacchi (PL)
- Deputada Luciana Genro (PSOL)
- Deputado Fábio Ostermann (NOVO)

Suplentes
- Deputado Edegar Pretto (PT)
- Deputado Zé Nunes (PT)
- Deputado Vilmar Zanchin (MDB)
- Deputado Sérgio Turra (PP)
- Deputado Aloísio Classmann (PTB)
- Tenente-Coronel Zucco (PSL)
- Deputado Faisal Karam (PSDB)
- Deputado Gerson Burmann (PDT)
- Deputado Airtom Lima (PL)
- Deputado Giuseppe Riesgo (NOVO)

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br