MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Acordo de cooperação entre OAB e Assembleia Legislativa pode beneficiar Aceguá

Em 06/05/2021 às 08:09h

por Redação JM

Acordo de cooperação entre OAB e Assembleia Legislativa pode beneficiar Aceguá | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Municípios de fronteira enfrentam obstáculos sanitários / Foto: Yuri Cougo Dias

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais recebeu integrantes da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Rio Grande do Sul, na quarta-feira, para tratar sobre as dificuldades dos municípios da fronteira e dos obstáculos sanitários enfrentados, especialmente, pelos caminhoneiros. Um acordo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa e a OAB, para a criação de uma agenda estratégica para promover o desenvolvimento dos municípios da região, proposta durante a reunião, pode beneficiar as cidades de Santana do Livramento, Uruguaiana, Barra do Quarai, Chuí, Itaqui, Porto Mauá, Porto Xavier e Aceguá.

O vice-presidente da Comissão da OAB, Roberto Saraiva, explica que 'a intenção é trazer o conhecimento acumulado da advocacia gaúcha, especialmente da região fronteiriça, a serviço dos deputados'. Segundo ele, os cidadãos fronteiriços enfrentam problemas para o exercício pleno da cidadania, que envolvem questões relativas ao exercício profissional, revalidação de diplomas e acesso aos serviços básicos. “Muitas vezes, esses problemas poderiam ser resolvidos por outros caminhos que não a via judicial”, apontou, defendendo o cumprimento dos acordos celebrados entre os países-membros da organização internacional.

 

Cidadania do Mercosul

Durante a reunião, o presidente da comissão da OAB, Rodrigo Prestes, destacou que a implantação plena do Estatuto da Cidadania do Mercosul, permitindo que empregados e empregados atuem em todos os países do bloco, impõem novos desafios para a sociedade gaúcha. “O Mercosul não é só um acordo para o livre comércio, mas para a livre circulação de pessoas também. Isso, sem dúvida, gerará maior integração comercial, por meio de um movimento “ganha ganha”, em que todos podem lucrar”, salientou, lembrando que a advocacia tem papel fundamental para ajudar as empresas a exportar.

Prefeitos dos municípios da fronteira pediram apoio da Comissão para que os caminhoneiros, que estão sendo obrigados a apresentar exame para ingressar na Argentina, sejam incluídos nos grupos prioritários para vacinação contra o novo coronavírus.

A reunião foi coordenada pela deputada Zilá Breitenbach, do PSDB, que propôs a pauta. “Acredito que a partir desse debate poderemos agregar e desenvolver um trabalho mais intenso em prol dos municípios da Fronteira, fazendo com que as reivindicações avancem”, frisou a parlamentar. Ela informou ainda que a proposta de cooperação técnica da OAB será encaminha pela Comissão do Mercosul ao presidente do Legislativo, Gabriel Souza, do MDB.

Participaram do encontro, as deputadas Fran Somensi, do Republicanos, e Zilá Breitenbach, do PSDB, e os deputados Carlos Búrigo, do MDB, e Issur Koch, do Progressistas, presidente do colegiado, além de lideranças dos municípios de Santana do Livramento, Barra do Quarai, Chuí, Itaqui, Porto Mauá, Porto Xavier e Aceguá.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br