MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Observatório verifica restrições ao retorno das aulas em pelo menos 28 municípios

Em 05/05/2021 às 08:00h

por Redação JM

Observatório verifica restrições ao retorno das aulas em pelo menos 28 municípios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé integra lista apresentada pelo observatório / Foto: Tiago Rolim de Moura

O Observatório da Volta às Aulas, iniciativa do mandato do deputado Fábio Ostermann, do Novo, verificou restrições ao retorno das atividades escolares em pelo menos 28 municípios gaúchos. Deste total, 19 cidades apresentam fortes restrições, enquanto nove estão com atrasos. O principal objetivo da iniciativa é fiscalizar a retomada nas redes municipal e estadual, bem como garantir a autorização para o retorno das escolas privadas. 

Ostermann ressalta a importância de monitorar a reabertura das escolas e garantir que as famílias sigam atentas para que não haja retrocessos. “Devemos seguir mobilizados e vigilantes para evitar que uma nova decisão judicial retroceda este avanço”, enfatiza.

O levantamento do parlamentar classifica as cidades com sinal verde (aulas liberadas ou com cronograma de retorno para maio), amarelo (apresenta algum tipo de restrição ou possui cronograma para aulas a partir de junho) e vermelho (prefeitura não permite a volta às aulas ou não tem cronograma para o retorno). 

Conforme os dados já levantados pelo Observatório, os principais problemas verificados estão em Pelotas, Viamão e São Leopoldo. Na cidade da Zona Sul, a prefeitura mantém as escolas municipais fechadas. No município da Região Metropolitana, as aulas foram liberadas apenas para a educação infantil e para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Já a prefeitura do Vale do Rio dos Sinos liberou aulas apenas na rede privada. Também estão em sinal vermelho os municípios como Bagé, Canoas, Capão da Canoa, São Gabriel e Vacaria. 

Em sinal amarelo, o Observatório encontrou nove cidades que apresentam algum tipo de restrição ou possui cronograma para aulas a partir de junho. Destacam-se os casos dos municípios como Rio Pardo, que teve o retorno liberado, mas a rede municipal tem cronograma definido apenas até o 2º ano do Ensino Fundamental; e Gravataí,  que ainda não definiu detalhes no cronograma da rede municipal para o 3º ano em diante. Também foram classificadas assim cidades como Canguçu, Cachoeirinha e Estância Velha.

Para realizar esse trabalho, o Observatório da Volta às Aulas conta a participação ativa da sociedade civil, por meio de apoiadores do mandato do deputado Fábio Ostermann, além de buscar informações nas redes sociais, em notícias da imprensa e através do contato direto com as prefeituras.

 

Classificação das cidades

Sinal vemelho
Alvorada
Bagé
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Canoas
Capão da Canoa
Charqueadas
Dom Pedrito
Eldorado do Sul
Guaíba
Osório
Pelotas
Rosário do Sul
São Gabriel
São Leopoldo
São Luiz Gonzaga
Sapucaia do Sul
Vacaria
Viamão

 

Sinal amarelo
Cachoeirinha
Canguçu
Estância Velha
Gravataí
Panambi
Parobé
Passo Fundo
Rio Pardo
Santa Maria

 

Sinal verde
Montenegro
Nova Prata
Novo Hamburgo
Portão
Porto Alegre
Rio Grande
Santa Bárbara do Sul
Santa Cruz do Sul
Santo Antônio da Patrulha
Sapiranga
Sarandi
Taquara
Teutônia
Torres
Tramandaí
Uruguaiana
Venâncio Aires

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br