MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dia do trabalho: região registra melhora na criação de empregos

Em 01/05/2021 às 10:32h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Dia do trabalho: região registra melhora na criação de empregos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Após bons resultados em fevereiro e março, projeção é de variação positiva em abril | Foto: ArquivoJM

Na continuação de um cenário complicado no mercado, com as maiores taxas de desemprego da década, o Dia do Trabalho deste ano, de forma geral, tem pouco a ser comemorado, à nível nacional. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados ultrapassou 14,4 milhões, maior registro da série histórica.

Já o índice de informalidade, a que muitos brasileiros recorreram ao perder postos formais, alcançou uma fatia de 39,6% no mercado de trabalho no trimestre, com 34 milhões de trabalhadores atuando informalmente.

Contudo, em cenário regional, a abertura de novas vagas formais parece indicar uma tímida recuperação no mercado de trabalho formal. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), março teve variação positiva, com criação de 155 novos postos formais de emprego. Foram 519 admissões e 364 demissões, no mesmo período.

Vale destacar que o mês de fevereiro também apresentou variação positiva, com a criação de 56 novas vagas, após dois meses – dezembro e janeiro – com maior número de desligamentos do que admissões.

Em comparação com o mesmo período de 2020, março deste ano também saiu na frente, apesar de ambos os meses apresentarem variação positiva. No mês em questão, no ano anterior, foram criadas 41 vagas. Inclusive, foi o único mês, durante o primeiro semestre de 2020, que se manteve positivo, indicando os primeiros reflexos da crise agravada pela pandemia.

Conforme explica o coordenador da agência FGTAS/Sine de Bagé, Roberto Messias, a tendência é de que o cenário positivo se repita em abril. Com apenas dados parciais de encaminhamentos e contratações durante o mês, Messias informa que houve crescimento nas ofertas de vagas no último mês, com 101 vagas disponibilizadas em diversos segmentos.

Messias aponta que após 14 meses de pandemia, houve uma retomada no último  trimestre, tanto na procura quanto na oferta de vagas no município. “O reflexo disso é o Caged, no mês de março de 2021, com variação positiva”, aponta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br