MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Hospital Universitário disponibiliza tecnologia de ponta em equipamento que processa até 200 exames PCR

Em 27/04/2021 às 08:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Hospital Universitário disponibiliza tecnologia de ponta em equipamento que processa até 200 exames PCR | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Qiaquant e Gene Xpert são utilizados para testagem | Foto: Divulgação/HU

De forma pioneira, o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda, é a primeira instituição de saúde da região a disponibilizar a agilidade e credibilidade de exames PCR, realizados através do equipamento Qiaquant, em funcionamento desde março deste ano.

O farmacêutico, Rafael Reis, responsável pela realização dos exames para detecção de covid no hospital, explica que o Qiaquant é um equipamento de biologia molecular que permite realizar teste em uma escala maior de testagem através do método convencional de PCR, com capacidade de testagem de até 200 pessoas por vez.

Reis relata que o Qiaquant permite realizar teste para covid com sensibilidade muito maior em comparação aos métodos de antígeno que são realizados nos estabelecimentos farmacêuticos. “Este equipamento tem possibilidade infinita de aplicação para a pesquisa e diagnóstico. Abre um imenso leque para pesquisa na URCAMP, possibilita a realização de testes realizados somente em grandes centros”, explica.

A tecnologia, até então inédita na região, permite um crescimento muito grande, também, na escala de pesquisas; inclusive, está em processo de estudo a validação de testes com saliva, principalmente em crianças. Outro ponto positivo da nova tecnologia é possibilitar a diminuição de custos do teste, ampliando a possibilidade da população realizar um teste da qualidade do RT-PCR.

Vale destacar que o equipamento disponível no Hospital Universitário participa do Programa Nacional do Controle de Qualidade, realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Maria Herzer Quintana esclarece que a aquisição dos equipamentos de detecção de covid-19 é uma forma de cumprir o papel social da instituição, auxiliando no diagnóstico rápido e claro da comunidade.

Ela aponta que o equipamento Qiaquant é considerado o carro-chefe do setor de diagnósticos devido à grande capacidade de testagem com resultados em até 24 horas. “Por óbvio não aconteceu em Bagé, mas caso ocorra contaminação em algum segmento industrial ou comercial, conseguimos testar todos os funcionários ou uma parcela muito representativa, o que possibilita manter os locais em funcionamento e facilita que Bagé siga funcionando”, explica.

Além do Qiaquant, o Hospital Universitário também adquiriu o Gene Xpert, equipamento de Biologia Molecular que pode realizar uma ampla gama de testes genéticos e moleculares, desde determinar risco genético de trombose, identificação de mutações de doenças hematológicas, genes de resistência a antibióticos até identificação precoce de tuberculose e detecção de diversos vírus respiratórios como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório entre outros testes. Atualmente, a tecnologia está sendo empregada na detecção rápida do novo coronavírus, com capacidade de liberar o resultado em 50 minutos para negativos e até 30 minutos para pacientes positivos para detecção do vírus SARS-COV2. “Atualmente ele possibilita resultados rápidos através da técnica padrão ouro para a detecção de covid, sendo amplamente usado no mundo inteiro como apoio ao controle da pandemia”, relata.

O equipamento está diariamente disponível para exames particulares e convênio Ipe, além de ser disponibilizado para funcionários e professores da Urcamp e Hospital Universitário, a partir de encaminhamento médico em consulta realizada no local.

Exame é considerado o com melhores resultados

Ambos os exames realizados no HU, são os únicos, por exemplo, na região da Campanha, que autorizam brasileiros a acessarem o Uruguai, como para quem viaja por Aceguá. Na atualidade, quem deseja ingressar no país precisa seguir um protocolo rígido que inclui desde a apresentação de um certificado de teste RT-PCR negativo realizado 72 horas antes da viagem, o qual passa por avaliação, e, na sequência, um período de isolamento de sete dias e somente após uma nova avaliação é que determinará quem poderá ou não circular pelas ruas uruguaias.

O primeiro passo para o brasileiro que precisa ingressar no Uruguai é apresentar um certificado de teste RT-PCR negativo para coronavírus, realizado nas 72 horas anteriores à viagem. Em Aceguá, o procedimento que viabiliza a autorização, a chamada revalidação, ocorre junto ao prédio da Atención Ciudadana.

O exame de RT-PCR realizado pelo Hospital Universitário da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda, que funciona em Bagé, é único teste feito na região da Campanha aceito pelo órgão.

Como funciona o procedimento no HU

A coleta ocorre no período das 8h às 12h, de forma pré-agendada, por meio de um aplicativo específico. A coleta é realizada através da introdução de um swab na nasofaringe (“cotonete no nariz”), o qual é posteriormente inserido em um líquido especial denominado meio de cultura viral, que possui a finalidade de manter a estabilidade da amostra até a realização do exame.

O supervisor destaca que "o teste de RT-PCR, por pesquisar o material genético do vírus SARS-COV 2, tem sido apresentado pela literatura científica como a técnica mais sensível e específica disponível atualmente. Isto se deve à capacidade da técnica de detectar quantidades muito pequenas do material genético do vírus e que são específicas do SARS COV2, causador da Covid-19”.

Para interessados sobre o procedimento, o exame deve ser realizado entre o 2º e 6º dias após o início dos sintomas, sendo preferencialmente coletado entre o 3° e o 5° dia. “Em se tratando de contato com alguém conhecidamente positivo para Covid-19, o período da coleta deverá ser avaliado pelo médico”, completa. O agendamento é realizado através do aplicativo (ver link: https://app.acuityscheduling.com/schedule.php?owner=21301062&appointmentType=18527354), não exigindo preparações pré-coleta.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br