MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Convênio entre Prefeitura e Exército para construção da barragem é oficialmente publicado

Em 27/04/2021 às 14:56h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Convênio entre Prefeitura e Exército para construção da barragem é oficialmente publicado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

 

A oficialização do convênio assinado em março, entre o Exército e a Prefeitura de Bagé, para a execução da primeira fase das obras remanescentes da Barragem da Arvorezinha foi publicado nesta terça-feira, dia 27, no diário Oficial da União. O documento formaliza o contrato de 24 meses a contar data da assinatura e irá disponibilizar o valor total de R$ 20.931.924,08 para a execução do projeto.

A efetivação do termo possibilita ao Município de Bagé a retomada das obras da Barragem, que estava paralisada há cerca de dez anos e consiste na construção da ensecadeira e do vertedouro, além da tomada de água e do canal de aproximação,  que proporcionarão, já na primeira fase, um aumento do volume na reserva hídrica de aproximadamente 7 milhões de metros cúbicos (m³). O aumento do armazenamento de água ajudará, entre outras coisas, a mitigar a escassez hídrica da região. A primeira fase da obra prevista para ser executada em dois anos, já está sob a responsabilidade do 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), localizado em Lages/SC.

Para apurar detalhes técnicos da barragem, uma comitiva formada pelo prefeito Divaldo Lara, o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Ronaldo Hoesel, e a chefe do Setor de Prestação de Contas, Daiane Marques Rodrigues, está em Brasília tratando de futuras avaliações no projeto de construção da Barragem da Arvorezinha.

O grupo esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional e debateu, com o chefe de gabinete do órgão, Fernando Diniz, e com a equipe técnica que avalia o processo de execução, ajustes no projeto da barragem para que a obra tenha andamento. “ Teremos uma semana de muitos avanços, com mais reuniões em Brasília, em diversos locais. Enquanto isso, a equipe em Bagé trata do Plano Básico Ambiental (PBA), da documentação da licitação que contratará empresa para fiscalização da obra. Além disso, o gerenciamento do processo pela Caixa Federal também avança”, explicou Hoesel. 

O prefeito salientou que esta é uma obra prioritária, por isso deve ser tratada com todos os trâmites legais. “O Exército já esteve em Bagé e está executando o projeto. Enquanto isso, conduzimos com celeridade o encaminhamento das documentações necessárias”, declarou.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br