MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

A vida REAL não tem filtros!

Eu não sabia, talvez a maioria das pessoas não saibam, mas o Instagram e Tik Tok, por exemplo, possuem ferramentas de edição em que é possível não apenas maquiar, mas também moldar o formato do rosto. Isso tudo se chama tecnologia.  

Em 24/04/2021 às 00:00h
Viviane Becker

por Viviane Becker

A vida REAL não tem filtros! | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Os filtros distorcem a imagem real das pessoas e aumentam a pressão sobre jovens e adultos que enfrentam problemas com a a aparência

Meus conceitos, meu estilo e minha postura diante do mundo não seguem tendências. Não vejo necessidade de postar foto bonita nas redes sociais, distorcendo a real imagem da nossa aparência com filtros. Sou do tempo e acredito que passar um filtro é abusar da maquiagem e sair se achando com várias camadas de rímel, base e corretivo para disfarçar a coloração e o aspecto real da pele.

Nunca vou esquecer do querido Paulo Veiga passando blush no meu rosto e comprovando que apenas um pincel sujo com o produto era capaz de proporcionar um ar saudável à minha "cara pálida" (a diferença no espelho foi gritante). Nada de contorno para afinar nariz, pronunciar o queixo, diminuir ou aumentar a testa. Não sou contra esses recursos, muito pelo contrário, admiro o que os artistas dos pincéis e batons são capazes de fazer: verdadeiras transformações. Para uma festa importante, quero tudo isso e muito mais! Aliás, adoro ver essas transformações com maquiagens bem feitas nas redes sociais! E as makes? Como elas fazem bem para nossa autoestima.

Hipocrisias a parte, não abro mão dos meus rolos no cabelo, mas comparo eles à uma escova para moldar as madeixas ou a prancha para alisar. O que quero dizer com tudo isso é que "a vida real não tem filtros". Agora virou moda, usar filtros que "salvam" rostos sem maquiagem.  

Dados científicos

"As redes sociais nos coagem a sempre maximizar o que é belo o tempo inteiro", frisa a historiadora e estudiosa da história da beleza, Luciana de Almeida, autora da tese "Os sentidos das aparências". Já a consultora e pesquisadora de comportamento do consumidor, doutora em antropologia do consumo Hilaine Yaccoub, afirma que muitas pessoas perseguem a sua própria imagem do perfil do Instagram como se fosse uma versão 'melhorada' de si mesmas.

De acordo com o Censo de 2016, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% no país. O preenchimento labial é a intervenção mais buscada, segundo o ranking do órgão, seguido por aplicação de botox e peeling, laser e suspensão com fios. Em 2017, um estudo da Academia Americana de Cirurgiões Plásticos revelou que a motivação de 55% das pessoas que fizeram rinoplastias em 2017 foi o desejo de sair melhor em selfies.

Já havia lido sobre isso e fico pensando sobre os riscos físicos e psicológicos que essa onda de selfies falsas causa nos adolescentes e também nos adultos em tempos de clausura, baixa autoestima, depressão e essa avalanche de sentimentos que estamos vivendo com a pandemia.

Não é por acaso que a moda agora é fazer harmonização facial, preenchimento de lábios e assim por diante, tudo isso para conquistar um efeito semelhante aos dos tais filtros embelezadores irreais disponíveis nos celulares.

Eu não sabia, talvez a maioria das pessoas não saibam, mas o Instagram e Tik Tok por exemplo,  possuem ferramentas de edição em que é possível não apenas maquiar mas também moldar o formato do rosto. Isso tudo se chama tecnologia.  

 

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br