MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Urcamp participa de programação de maior festival de software livre da América Latina neste sábado

Programação do Flisol será transmitida pelo canal da Urcamp, no Youtube

Em 23/04/2021 às 21:10h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Urcamp participa de programação de maior festival de software livre da América Latina neste sábado | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Pelo quarto ano, a Urcamp está envolvida na organização da programação do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre – Flisol. O evento, que acontece desde 2005, é realizado de forma concomitante em 75 cidades da América Latina. No Rio Grande do Sul, além de Bagé, Porto Alegre também participa da atividade.

O FLISOL é o maior evento de divulgação do Software Livre da América Latina, e é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática. A promoção do uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento, é o principal objetivo do evento.

Fernando Fagonde, professor do curso de Sistemas de Informação da Urcamp – que junto aos cursos de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Gestão de TI e em Big Data - são responsáveis pela programação na cidade - explica que após um ano de hiato na programação, em 2020, por conta da pandemia, o evento retornou em 2021 em formato online, sob a coordenação da professora Maria Elaine de Leon em Bagé.

Inclusive, o formato online possibilitou a participação de um dos pioneiros de software livre no mundo: John Maddog Hall, ex-integrante da equipe Linux. Com o tema “O poder do software livre”, Hall ministra palestra na manhã deste sábado, às 11h.

Além de Maddog, a programação montada pela Urcamp inclui outras seis palestras, sob a responsabilidade de profissionais de São Paulo, de Caxias do Sul, Pelotas. Bagé também terá representantes, com a participação de dois egressos do curso de Sistemas de Informação: Tales Baz e Alex Camargo.

O evento é totalmente gratuito e as palestras acontecem durante todo o dia, transmitidas através do canal da Urcamp no Youtube. Quem desejar certificado de participação, deve realizar inscrição através do site do evento.

Programação:

As palestras iniciam às 9h, com Alex Dias Camargo falando sobre “Inteligência Artificial aplicada: reconhecendo caracteres escritos à mão”. Em seguida, às 10h, Jerônimo Medina Madruga fala sobre “Pygame Matemática: Como utilizar Python para ensinar matemática”. A palestra de Hall, que será apresentada simultaneamente para todas as 75 cidades, acontece às 11h.

A programação da tarde inicia com Tiago Bacciotti Moreira falando sobre “Python como ferramenta de ensino de POO no curso de Sistemas de Informação”, às 13h. Na sequência, às 14h, Mateus Buogo fala sobre “Ferramentas Open Source para Wifi Hacking”. Tales Baz é o responsável por apresentar a penúltima atividade do dia: “Otimização prematura x Débito Técnico”. Quem encerra a programação de palestras é Thauany Corrêa Martins, com o tema “Modelagem 3D – Blender”.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br