MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Governador abre aula inaugural de curso de capitães da Brigada Militar

Em 22/04/2021 às 00:01h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Governador abre aula inaugural de curso de capitães da Brigada Militar | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rodrigo Ziebell/SSP/Especial JM

O governador Eduardo Leite abriu, na manhã de terça-feira, dia 20, a aula inaugural virtual do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) 2021. O evento apresentou o programa RS Seguro aos 138 cadetes que, depois de formados, em 2022, serão capitães do quadro de oficias do Estado-Maior da Brigada Militar.

Segundo o comandante do Esquadrão da BM em Bagé, capitão Daniel Oliveira da Silva, como recém começou o curso, não se tem ainda informação se algum destes oficiais virão para a região. “Sabemos que, nas próximas turmas, temos alunos de Bagé e região”, complementou.

Os novos alunos-oficiais, todos são bacharéis em Direito (pré-requisito para ingresso na carreira de nível superior da Brigada Militar), eram aguardados após longo período de concurso público, iniciado ainda em 2018. As aulas começaram no dia 12 de abril, na Academia de Polícia Militar (APM), junto ao complexo do Departamento de Ensino, em Porto Alegre, seguindo rigorosos protocolos de segurança e saúde.

Mesmo com a pandemia, o governo está dando sequência à formação e ao chamamento de 1,8 mil novos servidores das instituições vinculadas às secretarias da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, conforme cronograma de reposição e manutenção do efetivo, apresentado em novembro de 2019.

Comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, em seu pronunciamento, disse que “quero me dirigir aos alunos: onde os senhores estão sentados hoje, eu estive também por quatro anos". E prosseguiu: "se preparem cada vez mais, assimilem a maior quantidade de conhecimento que for possível, simulem as operações, simulem situações, simulem as possíveis ações que venham enfrentar e que venham aparecer pela frente. Todo esse conhecimento servirá de base para toda a carreira de vocês."

Protocolos rígidos

Devido à pandemia, muitas adequações foram feitas para possibilitar e preservar a segurança dos alunos e seus coordenadores durante a formação do CSPM 2021, como é o caso dos alojamentos de pernoite para alunos, que serão restritos para aqueles que irão atuar nas escalas de serviço na Academia de Polícia Militar.

Durante as atividades presenciais, será respeitado o limite de 20 alunos por sala, e todos – inclusive instrutores e coordenadores – farão uso obrigatório de máscaras, bem como medição de temperatura diária antes do início das aulas. Os Departamentos de Saúde e de Ensino da BM também estarão empenhados no monitoramento das medidas preventivas à Covid-19 e dos procedimentos para o caso de algum dos envolvidos apresentarem sintoma, com afastamento imediato para testagem, mantendo contato diário com o Gabinete de Crise Covid-19 da corporação.

Ao se apresentarem para inclusão, todos os cadetes receberam um folder com orientações e fizeram o teste para Covid-19, com 100% dos resultados negativos. Antes do início das aulas, todos foram novamente testados.

O diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, destacou o esforço institucional para a manutenção dos processos de inclusão e formação dos profissionais de segurança pública, importante linha de frente para garantir a tranquilidade pública que permite a outros profissionais essenciais à continuidade do seu trabalho.

“A Brigada Militar continua personificando a presença do Estado e ganha ainda mais importância nesse contexto social e de sofrimento provocado pela pandemia, que tem assolado a todos nós. A continuidade do nosso trabalho é garantia de continuidade de diversas frentes dos serviços públicos”, afirmou Gonçalves.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br