MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei pode proibir utilização de animais com cargas nos municípios

Em 21/04/2021 às 10:00h

por Redação JM

Lei pode proibir utilização de animais com cargas nos municípios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposição que tramita na Assembleia Legislativa abrange Bagé / Foto: ArquivoJM

Apresentado pelo deputado Luiz Marenco, do PDT, o projeto de lei que normatiza a utilização de veículos de tração animal como transporte de carga no Rio Grande do Sul aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça. A proposta tramita desde o dia 26 de dezembro de 2020, estabelecendo normas e procedimentos, além de definir prazo de proibições gradativas de utilização de veículos de tração animal com cargas nas cidades do estado, além de outras providências.

O projeto veda a condução de veículos de tração animal e a exploração de animais para o transporte de cargas por menores de 18 anos de idade ou por pessoas não habilitadas; vedando a utilização de animais em veículos de tração animal por mais de seis horas, ficando obrigatório o intervalo de duas horas a cada três horas trabalhadas; veda a utilização de animais em veículos de tração animal com carregamentos superiores a 150 quilos; e também veda a utilização de animais para transporte de cargas sem o uso de veículo de tração animal.

Pela proposta, decorrido o prazo de dois anos contados da publicação desta Lei, fica definitivamente proibida a circulação de veículos de tração animal nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A redação preserva as áreas rurais, os municípios com menos de 10 mil habitantes, as propriedades privadas e as comemorações em eventos culturais. “A proteção animal é uma questão de humanidade e bom-senso que conta com o apoio e adesão de cada vez mais pessoas e entidades. É um assunto importante, que merece a nossa atenção, especialmente depois que o Código Ambiental Estadual identificou os animais domésticos como seres sencientes”, ressalta Marenco.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, MDB, considera a iniciativa construtiva, especialmente nesta legislatura que deve votar diferentes projetos pela causa animal. “Trata-se de um projeto que pode contribuir para evitar esforço que prejudique os animais. Também colabora no sentido de se evitar acidentes em meio ao trânsito movimentado por veículos”, explica.

O parlamentar destaca ainda que é importante que o poder público ofereça algum tipo de política que estabeleça ações de inclusão social que viabilizem a adequação e preparação dos condutores de veículos de tração animal ao mercado de trabalho e que garantam sua inclusão produtiva.

Gabriel Souza foi o responsável por incluir o capítulo do Código Ambiental que identificou os animais domésticos como seres sencientes. Esta foi a primeira vez que um estado brasileiro reconheceu, em sua legislação, os animais como seres capazes de sentir e demonstrar emoções, passíveis de sofrimento e que devem ser protegidos.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br