MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Analista de desempenho candiotense ganha prestígio com e-books sobre seleções

Em 20/04/2021 às 12:30h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Analista de desempenho candiotense ganha prestígio com e-books sobre seleções | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Meta atual é trabalhar numa equipe da primeira divisão estadual - Foto: Arquivo Pessoal

Não é nenhuma novidade no futebol o trabalho do analista de desempenho. Entretanto, nos últimos anos, a função ganhou mais destaque no cenário, com a valorização de profissionais e o aumento de cursos e capacitações. Nem sempre os resultados são imediatos, contudo, tem feito a diferença no dia a dia das comissões técnicas.

Nesse cenário, há o candiotense Matheus Soares Pereira, de 22 anos. Além de tentar investir na carreira de analista, ele também se aventura nas redes sociais, com o @Linhasde4, perfil no Instagram dedicado para destrinchar o jeito que as equipes nacionais e internacionais jogam e se portam em campo. Também são explicadas, didaticamente, questões táticas e sistêmicas que envolvem uma partida de futebol. Nisso, o trabalho de Matheus já resultou em dois e-books: “La Fúria de Del Bosque: o Barcelona sem Messi, e só?” e “Nosso lugar no pódio: o modelo de jogo que levou o país do futebol ao tão sonhado ouro olímpico”.

O primeiro foi lançado em 17 de abril de 2020 e detalha as dinâmicas de jogo da Espanha, durante a Copa do Mundo de 2010. E o segundo, lançado em 7 de julho, diz respeito à medalha de ouro do Brasil, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. De forma simples e direta, os e-books têm chamado a atenção dos profissionais do ramo e simpatizantes.

Segundo Matheus, a ideia foi unificar a linguagem do e-book com a utilizada no perfil @Linhasde4, no Instagram. “Os e-books têm uma dinâmica parecida mesmo, apesar do conteúdo diferente. O objetivo foi explicar o modelo de jogo das duas equipes de uma forma bem completa, mas mantendo a linguagem simples que utilizo no Instagram. Sinceramente, o objetivo principal não era o dinheiro, tanto que o da Espanha ficou disponível gratuitamente no mês de lançamento. Alcancei muitas pessoas, e quando percebi, estava recebendo elogios de pessoas que a gente só vê na TV. Esses e-books me colocaram no mercado”, contextualiza.

A prova que o material alcançou proporções maiores foi o fato de Matheus ter recebido feedbacks de personagens diretos do ouro olímpico: o analista de desempenho, Bebeto Sauthier, o técnico Rogério Micale e de Odair Hellmann, que foi o auxiliar técnico naquela conquista. “Todos gostaram e consideraram a análise coerente em relação às ideias utilizadas. A recepção foi muito boa, tanto desses profissionais de alto nível como dos simpatizantes, que foram aqueles me ajudaram a chegar até aqui”, conta.

Com a boa recepção dos e-books sobre a Fúria Espanhola de 2010 e o ouro olímpico do Brasil de 2016, Matheus já projeta um terceiro e-book. Só que, dessa vez, o conteúdo será a respeito de um clube.

A trajetória como profissional

Pode-se considerar que os e-books e o perfil @Linhasde4 servem como portfólio do trabalho de Matheus Pereira. Mas como foi o pontapé inicial no ramo de análise de desempenho? Bom, antes de qualquer coisa, as raízes se originam da paixão pelo futebol em si. Porém, trabalhar dentro do esporte que amava sempre pareceu um sonho distante do candiotense.

Até que certo dia, viu um anúncio de um curso de tática da startup Futebol Interativo (F.I). Empolgado, nem pensou duas vezes e focou sua atenção para os estudos, inicialmente, com o objetivo de ser treinador. Ao todo, Matheus fez dois cursos pelo F.I: em outubro de 2019 e maio de 2020, o que lhe oportunizou a realização de estágio no Botafogo. “Lá, conheci de perto a análise e passei a gostar muito da área. Então, vi um caminho para ingressar no mercado de forma mais rápida. Eles (Futebol Interativo) mudaram minha vida, sem exagero. Fiz o curso de forma despretensiosa, e hoje, além dos e-books, e de todos que conheci no futebol, já tive duas oportunidades profissionais no futebol”, comenta.

O primeiro contato com a profissão foi no Bagé, na Divisão de Acesso de 2020. Entretanto, como a competição teve somente três rodadas, em razão da pandemia, não pôde desenvolver um trabalho mais aprofundado. “Foi minha primeira oportunidade, mas não deu tempo de dar sequência ao trabalho. Implementar a análise em um clube é diferente de apenas chegar e trabalhar, mas é uma missão bacana. Gostaria de um dia poder voltar e dar sequência. Hoje, praticamente todos os clubes do Gauchão possuem analistas. Acredito que os da Divisão de Acesso já podem começar a olhar para esse fato com outros olhos”, opina.

Com a pandemia e o futebol parado, Matheus decidiu criar a @Linhade4. Essa foi a forma, segundo ele, de permanecer se atualizando e tornando seu trabalho visível. “Acabou que, além de estudar, consigo ajudar outros que estudam ou pretendem estudar para trabalhar com o futebol. Acredito que alguns estereótipos foram quebrados, pois, falo bastante sobre a realidade que muitas vezes vamos enfrentar. No Brasil, são pouquíssimos os clubes com setor de análise bem estruturado. Muita gente acha que a análise vem apenas dos softwares (que na maioria das vezes são pagos), mas, na realidade da maioria dos clubes, o papel e a caneta serão os aliados do trabalho”, explica.

Com o retorno do futebol, Matheus trabalhou no Inter de Lages, de Santa Catarina. E, atualmente, segue se preparando, em busca de novas oportunidades para o futuro. “Tive algumas conversas. No próximo semestre, se tudo der certo, volto à ativa. Eu costumo tentar ter objetivos realistas a curto e médio prazo, até por estarmos passando por esse momento da pandemia, em que os clubes não estão contratando tanto. Quero muito disputar a 1ª divisão do Gauchão nos próximos anos, esse é o objetivo atual. A longo prazo eu gostaria de chegar até a Série A do Brasileirão”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br