MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Deputados querem sustar decreto que inclui Eletrobras no programa de desestatização

Em 17/04/2021 às 00:00h

por Redação JM

Deputados querem sustar decreto que inclui Eletrobras no programa de desestatização | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresa controla a CGT Eletrosul, que administra a Termelétrica Candiota III (Fase C) / Foto: Divulgação

Oito deputados federais do PT assinam um projeto apresentado à Câmara dos Deputados para sustar os efeitos do decreto que dispõe sobre a qualificação da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras) no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República e sobre a sua inclusão no Programa Nacional de Desestatização (PND). A proposta ainda não tem relator.

Assinado por João Daniel, de Sergipe, Pedro Uczai , de Santa Catarina, Patrus Ananias, de Minas Gerais, Valmir Assunção, da Bahia, Erika Kokay, do Distrito Federal, José Guimarães, do Ceará, Zé Carlos, do Maranhão, e Marcon, do Rio Grande do Sul, o projeto sustenta que o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, regulamentando uma medida provisória, 'se antecipa a sua própria aprovação, atropelando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, usurpando a competência do Legislativo sobre os destinos desta empresa estratégica para a soberania nacional'.

Com o inclusão da Eletrobras no PND, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem autorização para iniciar estudos técnicos que vão estruturar o processo de capitalização. O decreto publicado na semana passada, porém, determina que as medidas perderão efeito caso o Congresso Nacional não aprove a Medida Provisória 1.031, de2021, que trata sobre a desestatização da empresa.

Criada na década de 1950, a Elebrobras controla grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil, por intermédio das subsidiárias Amazonas GT, Chesf, Eletronorte, Furnas e Eletronuclear. Além de principal acionista dessas subsidiárias, a Eletrobras controla o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, a Eletrobras Participações S.A. e metade do capital de Itaipu Binacional.

A Eletrobras também controla a CGT Eletrosul, que nasceu da fusão da Eletrosul com a CGTEE. No Rio Grande do Sul, a CGT Eletrosul administra a Termelétrica Candiota III (Fase C), em operação comercial desde janeiro de 2011. A usina passou por uma ampla reforma e modernização, em 2019, garantindo maior eficiência. O modelo de programa prevê a reestruturação societária , mantendo sob o controle, direto ou indireto, da União, a Eletronuclear e a Itaipu Binacional.

Na justificativa do projeto apresentado para sustar o decreto, os deputados argumentam que a Chesf produz a maior parte de sua energia a partir das hidrelétricas instaladas no São Francisco, com a gestão do maior reservatório do Nordeste, o de Sobradinho. “A Chesf, por usar água do São Francisco para gerar energia, com a importância de sua bacia para a região e o seu caráter multiuso (abastecimento, pesca, energia) demonstra a importância ambiental do complexo, o que apresenta argumentos bastantes para a sua não privatização, pois põe em risco esse patrimônio ambiental e estratégico para toda a região, em nome de um lucro pouco provável”, pontuam.

 

Medida Provisória entra na pauta
O deputado federal Rubens Otoni, do PT de Goiás, apresentou requerimento à Comissão de Minas e Energia, solicitando a realização de audiência pública para discutir a Medida Provisória que dispõe sobre a desestatização da Eletrobras. O colegiado ainda não deliberou sobre o pedido, por isso não há previsão de data para a agenda.

O parlamentar solicita que a comissão convide o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, e a representação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). Otoni argumenta que a Medida Provisória pretende 'viabilizar uma privatização acelerada do grupo, bem como das subsidiárias Amazonas GT, CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear e Furnas'.

O petista destaca, ainda, que 'a Eletrobras é a principal empresa de geração e transmissão de energia do pais'. “A empresa atua com as 48 usinas hidrelétricas, 12 termelétricas a gás natural, óleo e carvão, duas termonucleares, 62 usinas eólicas e uma usina solar, próprias ou em parcerias, distribuídas por todo território nacional, estão alguns dos maiores empreendimentos no Brasil e no mundo, além de projetos estruturantes e pioneiros no país”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br