MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeito de Dom Pedrito disputa eleição para presidência da Famurs

Em 15/04/2021 às 06:55h

por Redação JM

Prefeito de Dom Pedrito disputa eleição para presidência da Famurs | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mário Augusto Gonçalves iniciou campanha no ano passado / Foto: Reprodução /JM

Defendendo o protagonismo das prefeituras, o chefe do Executivo de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, disputa a indicação do Progressistas para a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A eleição será realizada por meio de votação online, entre os dias 26 e 28. A apuração acontece no dia 29.

A presidência da Famurs é definida por meio de um acordo que prevê o rodízio, no comando, entre os quatro partidos que mais elegeram prefeitos. Cada sigla tem direito a presidir a Federação pelo período de um ano. Por ter conquistado o maior número de prefeituras nas eleições de 2020, a presidência, em 2021, caberá ao Progressistas.

Em campanha desde o final do ano passado, Mário Augusto disputa a indicação contra outros três Progressistas: o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; e o prefeito de General Câmara, Helton Barreto. Quem vencer o pleito interno, promovido pelo partido, será indicado à presidência da Famurs. O colégio eleitoral é formado por 144 prefeitos e 117 vice-prefeitos.

Mário Augusto foi reeleito, em novembro do ano passado, com 84,14% dos votos válidos. O chefe do Executivo de Dom Pedrito tem experiência com a agenda municipalista, acumulada à frente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste (Assudoeste) Pampa Gaúcho.

O prefeito de Dom Pedrito propõe a ampliação do diálogo com os prefeitos, através da consulta aos posicionamentos de cada chefe de Executivo, para que a Famurs possa se posicionar em pautas estratégicas. Também defende a qualificação dos gestores através da criação de uma universidade corporativa e a criação de uma agência de desenvolvimento municipalista, para fomentar projetos e vocações regionais. “Servirá para atração de recursos, seja em Brasília ou da inciativa privada”, pontua.

Destacando o respeito aos protocolos estabelecidos para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), Mário Augusto observa que visitou todas as regiões do Estado, dialogando com prefeitos e vice-prefeitos do partido. Nas agendas, e através de vídeos, o progressista explica, por exemplo, sua visão sobre o protagonismo das prefeituras, mencionando, por exemplo, os desafios impostos pela pandemia.

A universidade corporativa proposta pelo prefeito de Dom Pedrito teria, segundo ele, o caráter de uma ferramenta de gestão, focada no que define como nivelamento dos servios oferecidos pelas prefeituras. “Temos essa ideia inspirada na iniciativa privada. É uma forma de qualificar e nivelar os serviços, de uma maneira que se torne mais prático”, salienta.

A Famurs é a principal representação municipalista do Rio Grande do Sul. Composta por 27 associações regionais, a Federação representa as 497 cidades gaúchas, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal. A região já teve representação no comando da entidade. Em 2015, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, foi eleito para a presidência anual.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br