MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei que cria Rota dos Butiazais na região pode ser votada na próxima semana

Em 14/04/2021 às 06:00h

por Redação JM

Lei que cria Rota dos Butiazais na região pode ser votada na próxima semana | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi apresentado pelo deputado Eduardo Loureiro, em 2019 / Foto: Celso Bender | Agência ALRS

O projeto de lei que institui a Rota dos Butiazais, apresentado pelo deputado Eduardo Loureiro, do PDT, em 2019, foi incluído na pauta de votação da Assembleia Legislativa, em sessão agendada para terça-feira, 20. A proposta que abrange as cidades de Candiota e Hulha Negra está pronta para votação, na ordem do dia, desde o ano passado.

A rota contempla os municípios de Alegrete, Arambaré, Arroio Grande, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Canguçu, Caxias do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Giruá, Morro Redondo, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Quaraí, Santa Vitoria do Palmar, Pelotas, Pinhal da Serra, Rio Grande, Santana do Livramento, Tapes, Torres, Vacaria e Viamão.

A exemplo da Rota das Oliveiras, igualmente criada por lei estadual, e que já atraí turistas para a região, a intenção da Rota dos Butiazais é desenvolver o turismo regional; desenvolvendo a produção local nas áreas do turismo, história, cultura, artesanato e gastronomia. Os objetivos da legislação incluem a implantação de mecanismos de educação ambiental e incentivo aos empreendimentos turísticos e econômicos, bem como o estímulo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato, à gastronomia e à geração de novas fontes de emprego e renda.

A proposição classifica como atrativos turísticos todos os locais e eventos de interesse turístico, cultural, histórico, natural, artesanal, gastronômico e de entretenimento, incluindo lagoas, rios, lagos, cascatas, morros, matas e florestas, sobretudo às áreas com a efetiva presença de butiazeiros. Se a lei for aprovada, o poder público será autorizado a firmar parcerias com universidades, empresas públicas de pesquisa, entidades e com a iniciativa privada, de modo a apoiar atividades da Rota das Butiazais.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br