MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia avalia proposta que veda concessão de licenças para mineração de carvão

Em 08/04/2021 às 07:10h

por Redação JM

Assembleia avalia proposta que veda concessão de licenças para mineração de carvão | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentar assumiu relatoria da proposta / Foto: Guerrero

O projeto de lei que veda a concessão de novas licenças ambientais para a atividade de mineração e exploração de carvão mineral no Rio Grande do Sul tem novo relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Caberá ao deputado Vilmar Zanchin, do MDB, apresentar parecer favorável ou contrário à proposta, assinada pelo deputado Fernando Marroni, do PT.

A proposição determina que a vedação atinge tanto atividades de mineração aberta quanto fechada, prevendo, ainda, que ‘as licenças ambientais referentes às atividades que tenham sido concedidas antes da aprovação da lei ficará garantida sua renovação, desde que atentem aos critérios estabelecidos pelo regulamento, inclusive acerca da recuperação de eventual degradação ambiental’.

Na justificativa apresentada ao parlamento gaúcho, o deputado argumenta que o carvão mineral é uma fonte não renovável de origem fóssil e uma das formas de produção de energia mais agressivas ao meio ambiente. O petista argumenta a mineração subterrânea e a mineração a céu aberto (verificada em Candiota) trazem problemas ambientais. A proposta chegou a receber parecer contrário do deputado Edson Brum, do MDB, na CCJ, em 2019, mas voltou a tramitar.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br